Como promover a difusão da inovação na sua empresa

As empresas estão preocupadas em gerar inovações, mas por vezes negligenciam a fase de transferi-las para o mercado. Se o processo de difusão falha, produtos e serviços não são devidamente lançados e as expectativas dos clientes podem não ser alcançados.

Por Lidyane Barros

Vanzolini, inovação, startup, empresas, gestão da inovação

O que é difusão de inovação

Difusão de uma inovação é o processo pelo qual uma informação, uma opinião, uma atitude ou uma prática se expande numa determinada população, por exemplo, a utilização de novo método de produção ou de um novo medicamento.

Deste modo, difusão de uma inovação extrapola a função de comunicação, inclui também estimular os indivíduos a mudar seus comportamentos a partir do contato com outros a fim de que novos produtos e serviços sejam adotados.

Uma inovação só se consolida se for aceita e disseminada pelo mercado. Portanto compreender a dinâmica desta etapa do processo de inovação é um pré-requisito para abordar algumas questões de suma importância para o sucesso dos esforços de inovação de uma empresa.

Quatro aspectos chaves no processo de difusão

Everett Rogers em seu livro Diffusion of Innovation, uma obra de destaque sobre o assunto, propõe às empresas que se atentem aos quatro principais elementos do processo de difusão de uma inovação para determinarem suas estratégias e elevar a performance de inovação da empresa:

1) Inovação

Com base nas características de uma inovação, uma inovação pode ser adotada mais rapidamente que outras. Roger considera inovação uma ideia, uma prática ou objeto reconhecido como novo por um indivíduo ou uma organização.

Para tal aceitação a inovação pode depender das vantagens do novo produto quando comparadas a outros e precisa ser compatível com o ambiente em que se aplica, além de ser fácil de ser testada e utilizada.

2) Canais de comunicação

É o meio pelo qual a mensagem percorre de um indivíduo para outro e pelo o qual os participantes criam e compartilham informações com o propósito de alcançar um entendimento mútuo. Para Rogers, canais midiáticos de massa costumam ser o meio mais rápido para disseminar informações.

Já os canais interpessoais, como o famoso boca-a-boca, são mais eficientes para convencer o indivíduo em adotar a inovação, principalmente se as pessoas envolvidas são de um mesmo sistema social.

3) Tempo

Se refere a velocidade com que uma inovação é adotada, desde o momento que se toma conhecimento da inovação até  o momento em que a quantidade de novos adotantes se estabilize.

Muitas inovações exigem um longo período de tempo, muitas vezes levam  anos, desde o momento em que se tornam disponíveis até o momento em que eles são amplamente adotadas. Quanto mais radical uma inovação, mais tempo se leva para adotá-la.

4) Sistema Social

Um sistema social é definido como um sistema onde vários indivíduos e organizações se inter-relacionam com a intenção de resolver um problema comum e chegar a um mesmo objetivo.

A maneira como se dá esta interação entre os membros pode facilitar ou impedir a difusão de inovações, portanto, é importante que elas se encaixem às normas adotadas dentro do sistema. Também é importante o papel de líderes de opinião e agentes de mudança que auxiliam no processo de difusão. Sem aprovação do meio social, a inovação poderá ter problemas para se disseminar.

Pensar nos quatro elementos ao construir estratégias de lançamento de novos produtos e serviços, pode acelerar a taxa de difusão de uma inovação. Assim, para garantir a efetividade do lançamento de novos produtos é fundamental que as empresas estabeleçam práticas gerenciais direcionadas também a esta fase do processo de desenvolvimento.

Não basta gerar boas ideias, elas precisam ser bem difundidas.

Lidyane Barros é doutoranda em Engenharia de Produção pela POLI-USP. É professora, pesquisadora e consultora em gestão de inovação, empreendedorismo e mobilidade urbana. Com experiência em startups, pequenos negócios e setor público, atua principalmente em projetos de inovação que contribuem para o desenvolvimento sustentável do país.

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