Onde pretende chegar na sua vida profissional? O que espera conquistar na decorrer da trajetória? Vamos te ajudar a criar o seu plano de carreira.
Conseguir um emprego desejado, ser promovido, trabalhar naquela determinada empresa que é a melhor do segmento que atua. Se você pensa assim, então tem objetivos que pretende alcançar. Mas, para ter um plano de carreira é preciso levar em consideração o que deve ser feito para realizar esses objetivos.
Organizando esta trajetória é possível visualizar com mais clareza as ações e sentir comprometimento com o que foi traçado.
Um plano de carreira ajuda a definir de forma realista e mais controlada o que é necessário fazer. Ter um caminho para seguir deixa tudo mais fácil e tranquilo, mesmo que no decorrer da história haja mudanças, adaptações e novos rumos, pois este plano serve como uma ponte para o futuro.
Elegemos 5 pontos principais para elaborar seu plano de carreira
- Autoconhecimento
Para conquistar oportunidades, mudar o status atual e chegar a um objetivo é preciso se movimentar. Não há como realizar grandes feitos sem se arriscar, aprender novas coisas, conhecer pessoas e novos ambientes.
Então, prepare-se para sair da zona de conforto e criar novas realidades. Buscar autoconhecimento vai te ajudar a sentir-se fortalecido para seguir em frente, diante desses desafios e mudanças, profissionalmente e na vida de forma geral.
Entender um pouco sobre si, seu propósito e o que faz sentir felicidade é importante para que as escolhas feitas estejam alinhadas com a sua personalidade. Seguir com este comportamento durante a vida vai ser muito útil.
- Análise do status atual
Esta análise é um ponto inicial, marcante e precisa ser feita com cuidado, tempo e anotações dessas informações que nasceram da análise da atual realidade.
Pense sobre como é a sua situação e mesmo que pareça confuso inicialmente, anote tudo o que pensar. Depois, faça o exercício de revisitar as anotações e fazer novas reflexões sobre este status.
Algumas reflexões podem ser feitas:
- estou feliz com a minha profissão atual?
- quais os momentos que mais me agradam na execução do trabalho?
- o que não gosto de fazer?
- o que sinto com a minha rotina?
- como gostaria que fosse meu dia a dia?
- Defina aonde quer chegar
Após a reflexão atual, é hora de pensar sobre aonde quer chegar na sua carreira. Quem você deseja ser? Imagine-se em longo prazo, como gostaria de estar daqui a 5, 10 e 15 anos?
Acredite firmemente que pode tomar a rédeas da sua vida profissional e assim, defina esses objetivos. Anote tudo!
- Ações necessárias
Agora, valide todas as informações levantando todas as ações necessárias para que elas sejam realizadas efetivamente. O que é preciso fazer para alcançar o que definiu no passo anterior? O que precisa fazer para ser quem você quer ser?
Estude o mercado. Elenque os cursos de atualização e capacitação profissional que são necessários para realizar aquele upgrade no currículo. Os lugares que precisa conhecer, palestras que precisa assistir,tudo o que vai contribuir a jornada e enriquecer o conhecimento.
- Estipule metas e estabeleça prazos
Agora você já sabe o que quer e o que precisa fazer, então chegou o momento de estipular metas. Pergunte-se o que falta para realizar as ações necessárias? Essas serão as suas metas. Para torná-las viáveis, estabeleça prazos. Em quanto tempo consigo realizar cada meta que planejei? Lembre-se que cada conquista vai te levar mais perto do seu objetivo profissional!
A importância do plano de carreira
Depois de realizar os 5 passos, o mapa a seguir está em suas mãos. Com uma estratégia personalizada, a chance de sucesso e realização plena aumenta significativamente.
Agora você seguirá seu próprio caminho em busca da vida profissional que deseja. Com persistência e resiliência, você vai conquistar ótimos resultados.
Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter