Estratégia Empresarial

Por Nobuiuki Costa Ito

Estratégia Empresarial

Resolver problemas da rotina diária da empresa é importante, porém, mais importante é saber a razão de as estarmos resolvendo e se esta resolução nos leva a uma direção desejada. As diretrizes que permitem a empresa traçar um caminho de sucesso nos negócios no longo prazo são fornecidas pela Administração Estratégica.

A Administração Estratégica é formada por um conjunto de princípios e técnicas com o objetivo de obter vantagens competitivas sustentáveis para empresas e corporações. Estas vantagens competitivas são condições ou características que diferenciam a empresa de seus concorrentes na competição pelo cliente, afastando a concorrência e atraindo a escolha do cliente para aquisição de seus produtos ou serviços.

Nesse contexto, vantagens competitivas são obtidas por estratégias de criação de valor que não podem ser replicadas por concorrentes. Valor é a diferença entre os que os consumidores estão dispostos a pagar e os custos para produzir e entregar os produtos ou serviços. Por consequência, uma boa gestão estratégica resulta em desempenhos consistentemente superiores aos concorrentes.

Entender as relações entre os fatores do ambiente competitivo de sua empresa, suas forças e fraquezas são o cerne de uma boa gestão estratégica. O ambiente de negócios atual apresenta desafios e expectativas, especialmente para a indústria, com a recente adoção de novas tecnologias. Novas tecnologias como Manufatura Aditiva, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Fábrica 4.0, entre outras, indicam o caminho da indústria do futuro. As empresas e corporações, portanto, estão buscando internalizar essas tecnologias, criando novas forças organizacionais.

Assim, a disciplina de Estratégia Empresarial do MBA Gestão da Produção integra a digitalização e automação no processo produtivo, como estratégia de criação de valor para sua empresa e prospecção de novos mercados.

O MBA – Gestão da Produção da Fundação Vanzolini e Poli-USP, busca formar gestores com estes conhecimentos e uma forte base conceitual e prática para atualizar suas empresas com o mercado competitivo, onde profissionais qualificados fazem cada vez mais diferença. O curso prepara profissionais que atuam tanto na área de manufatura quanto de serviço (consultorias, hospitais, educação e tecnologia) para explorar o desenvolvimento de projetos integrados, desde sua definição até a efetiva implementação e avaliação percorrendo quatro grandes aspectos: infraestrutura, operações, mercado, e financeiro.

As aulas são ministradas por professores com mestrado e doutorado e profissionais especialistas nos temas. Com metodologia de ensino baseada em Aprendizagem Ativa e Estudos de Caso, proporciona ainda, oportunidades de estudos em escolas de engenharia prestigiadas no exterior.

Eleve o patamar de desempenho de sua empresa neste mercado em transformação.
Conheça o MBA em Gestão da Produção.

Sobre o autor

Nobuiuki Costa Ito é doutor em Administração pela FEA/USP. Possui experiência como consultor e como coordenador de projetos de pesquisa. Atuou, ainda, na carreira militar como Oficial de carreira combatente. Como pesquisador, possui os seguintes interesses: fundamentos econômicos da Estratégia Empresarial; interseções entre Direito, Economia e Organizações; e Metodologia de Pesquisa e Filosofia da Ciência. Na Fundação Vanzolini é professor no MBA em Gestão da Produção.

Quer receber os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter.

Comentários