Scaled Professional Scrum & Nexus

Scaled Professional Scrum & Nexus

Scrum é um framework para desenvolvimento de sistemas complexos.

Numerosas organizações em todo o mundo têm adotado Scrum para se tornar mais ágil. Muitos deles se envolveram em esforços para dimensionar seu desenvolvimento de produto feito através de Scrum.

Nenhum estes esforços são fáceis, e cada esforço enfrenta desafios específicos. Cada organização tem sua própria estrutura, cultura, metas e estratégias de negócios, práticas de TI e infraestrutura, os domínios de competência, software , ferramentas e pessoas. Cada iniciativa de escala é única.

Ninguém sabe exatamente o que um front de uma organização precisa para escalar Scrum. Ninguém sabe o que uma organização especialmente olhará como como ele pode ser expandido.
O quadro ‘Professional Scrum Scaled’ baseia-se nas pedras angulares da Scrum, ou seja, de baixo para cima criação de conhecimento, auto-organização, o empirismo. É uma estrutura fundamental sobre a qual um, emergente, iniciativa gestão sistemática em escala pode crescer.

Scaling Scrum

Uma única instância do Scrum tem uma equipe Scrum que funciona a partir de um Product Backlog. O time sprints conta itens do Product Backlog selecionadas e cria um incremento de produto liberado ao final de cada Sprint . A Sprint não leva mais de 30 dias, muitas vezes menos.

Scaled Professional Scrum & Nexus

Criação de software release a cada 30 dias, ou menos, é um desafio, para qualquer equipe. Isso requer disciplina e rigor, um foco extremo em práticas de desenvolvimento, pessoas, comunicação e colaboração e remoção de impedimentos que limitam o progresso e criatividade.

Criação de software integrado, release com múltiplos Times Scrum facilmente se transforma em uma gerencial e drama técnica, dada a necessidade de sofisticação adicional; em técnicas, ferramentas, integração, e colaboração.

Razões de escala ao nível de várias equipes que constroem conjuntamente um sistema incluem:

  • A vontade de completar mais funcionalidades dentro de um determinado prazo.
  • A desejo de completar a funcionalidade de previsão mais rapidamente.
  • Resolução de uma escassez temporária de competências e de pessoas especializada,acomodando as pessoas,para um ou mais Sprints, em equipes Scrum específicos.
  • Cada combinação de razões acima.

Líderes de um esforço de escala precisa ser capaz de responder a perguntas essenciais:

  • Quantas vezes é que o trabalho tem que ser lançado?
  • Que técnicas vão ser utilizadas para integrar o trabalho para que freqüência?
  • O que será feito para medir e gerenciar o trabalho e essa integração ?
  • Que sobrecarga está sendo incorridos para alcançar essa integração e entrega?
  • Pode o custo e os benefícios de entrega justificado por um aumento no valor?
  • Como é o custo reduzido sistematicamente ?

Scaled Professional Scrum

Do lado de fora, uma implementação em escala de Scrum se parece exatamente com (singular) Scrum.

Um Product Backlog fornece a entrada para a Sprint. No final da Sprint um incremento de produto está disponível.

A implementação Scrum escalado é diferente na medida em que , por um ou mais Sprints, o Product Owner emprega mais de uma equipe Scrum. O número do time Scrum pode ser constante e a sua composição pode permanecer a mesma, ou não.

Scaled Professional Scrum & Nexus

Scaled Scrum não é ‘Scrum’ se não todos os atributos do menor elemento, ou seja, um Time Scrum empregando Scrum de uma maneira profissional, encontram-se na soma de todos os elementos.

Os básicos valores, princípios, artefatos, papéis e reuniões de Scrum aplicadas, sendo singular ou dimensionada. Estes fundamentos permanecer inviolada com a finalidade de controlar o risco, gerando criatividade, e criar transparência. O objetivo principal é que software de trabalho pode ser liberado sem dependências não resolvidas.

No entanto, quando mais Times Scrum trabalham juntos em um único Product Backlog, o número de interações, complexidades e eventos não-lineares é muito maior. Isto tem um “custo”.

O relacionamento entre o número de Times Scrum, o aumento do custo e aumento da produtividade não é linear. Product Owners que empregam múltiplos Times Scrum devem ponderar cuidadosamente os benefícios versus os custos adicionais incorridos.

Nexus

A ‘ nexo ‘ em geral é um nexo de causalidade entre as coisas, tais como sistemas nervosos biológicos. No caso de Scaled Professional Scrum, o Nexus é um exo – esqueleto para 3-9 Times Scrum trabalhando em um único Product Backlog para construir um incremento integrado que atende um objetivo.

A Nexus dimensiona os artefatos do Scrum, eventos e funções, contra a meta de aumentar as capacidades da integração regular do produto, comunicação, competência,formação e estrutura da equipe, gerenciamento de liberação.

No coração de um Nexus é um trabalho integrado. O estado de integração do trabalho é inspecionado em uma base diária. Isso leva as atividades re- planejamento diário das equipes Scrum.

O Nexus Integration Team é responsável pela integração, fornecendo meios, ferramentas, idéias e práticas para as outras equipes Scrum para realmente integrar o seu trabalho.

Fechando o Contexto

O quadro Professional Scrum Scaled integra práticas, experiências e idéias adquirida com os esforços para intensificar Scrum em todo o mundo, incluindo os esforços substanciais que envolveram Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Scaled Professional Scrum e o Nexus empregam os princípios e valores do Scrum, e permitem um organização em escala, mantendo a sua identidade única. Pessoas descobrem uma instância e nuances de outras instâncias de Scrum em escala que podem funcionar para seus projetos, lançamentos, iniciativas, ou organizações.

Scaled Professional Scrum é reconhecidamente Scrum em alta escala removendo impedimentos e integrando as equipes na entrega com qualidade, rapidez e “VALOR”.

Fontes:

Por Alexandre Corsi Abdalla

A Fundação Vanzolini possui novos treinamentos para quem deseja se aprofundar e se desenvolver em Agile Scrum. Acesse o site e saiba mais.

Sobre o autor

Alexandre Corsi Abdalla

Professor do curso de atualização Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN Foundation e Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master, na Fundação Vanzolini.

Possui mais 18 anos de experiência de atuação na Área de Tecnologia da Informação desenvolvendo soluções e aplicando gestão de tecnologia e gestão de projetos/portfólio para empresas dos segmentos de varejo, telecom, público financeiro e educação.

É formado em Administração com Sistemas de Informação Gerencial e MBA em Gestão de Projetos pela FIAP, Personal & Professional Coach (SBC) Especialização em Design Thinking e Empreendedorismo pela FIAP e Rede Social LinkedIn pela Cásper Líbero.

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários