Ciclo de gestão de pessoas para líderes de operações – Parte II

Por Marcio Camargo

Ciclo de gestão de pessoas para líderes de operações - Parte I

Recebendo o novo funcionário

Diz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica, então é de suma importância planejar os primeiros dias do novo funcionário. Você, enquanto líder, precisa ter convicção que esse é um dos melhores momentos para que o relacionamento e vínculo sejam estabelecidos.

Muitas empresas que conheço iniciam a recepção do novo funcionário antes mesmo de seu início. Elas enviam para a casa do novo colaborador algum presente de boas-vindas acompanhando um comunicado, porém, podemos realizar ações mais simples como um telefonema dias antes do início do colaborador.

No interior de São Paulo temos empresas que optaram por estimular que as equipes de trabalho preparassem vídeos de boas-vindas para serem enviados aos colaboradores. São as próprias equipes que preparam o vídeo, da forma que querem e os mesmos são enviados para o e-mail do colaborador, dias antes de seu início na empresa.

Outra estratégia bastante adotada nas empresas que conheço e que possuem excelentes ambientes de trabalho é o estabelecimento de um facilitador, ou anjo, que acompanha o recém-chegado por um período determinado, facilitando sua adaptação à nova realidade e aos desafios da nova organização.

Há ainda empresas que programam integrações continuadas que são muito interessantes. Ao chegar à empresa, o novo colaborador é recebido e passa por uma integração institucional e ao ser encaminhado para a área de trabalho, ele passa por uma integração na área. Durante um ano, ele é acompanhado e passará por integrações rápidas, em períodos pré-definidos.

Essas práticas são muito interessantes e certamente apoiam o novo colaborador, mas o mínimo que se espera quando um novo funcionário inicia seu trabalho é que seu material de trabalho esteja preparado, que ele seja recebido pelo novo líder que o apresentará para todos da equipe e que oferecerá as instruções mínimas necessárias para o desenvolvimento de suas funções. Mas repito, isso é o mínimo desejável e tenho certeza que você colherá melhores resultados quanto melhor planejado for esse momento.

Como sugestão, gostaria de estimular que você, dias antes de receber o novo colaborador informasse aos funcionários da sua equipe sobre a chegada da nova pessoa, relatando algumas características pessoais do novo integrante. Associado à essa prática, sugiro fortemente que você prepare um calendário (em conjunto com a equipe), apontando quem acompanhará o novo colaborador nos horários de almoço e café.

Lembre-se que essa é a grande oportunidade de estreitar vínculo com os novos colaboradores e que integrá-los mais rapidamente à equipe e às suas tarefas e desafios, favorece que os resultados sejam mais rápidos.

Curso de Capacitação em Práticas de Liderança e Gestão de Pessoas nas Organizações da Fundação Vanzolini foi pensado e estruturado de forma a apoiar líderes em todo o ciclo de gestão de pessoas. Desenvolvido de forma prática com casos reais, o programa conta com professores que atuam profissionalmente no mercado e, portanto, tem condições de trazer a prática do dia a dia para a discussão em sala de aula.

Márcio Camargo – Diretor regional do Great Place to Work e Coordenador dos cursos Práticas de Liderança e Gestão de Pessoas nas OrganizaçõesConsultoria Interna em RHConsultoria Interna em RH – Piracicaba e Consultoria Interna em RH – Ribeirão Preto, possui mais de 20 anos de vivência em Recursos Humanos e Educação, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais de todos os portes e na formação de líderes de diversos segmentos.

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários