Certificação AQUA-HQE: guia de referência rápida da construção sustentável

Certificação AQUA-HQE: guia de referência rápida da construção sustentável

O que é?

A certificação AQUA-HQE atesta, de modo inegável e inequívoco, a sustentabilidade de um empreendimento de construção, em termos de conforto, saúde e meio ambiente. AQUA significa Alta Qualidade Ambiental, o mesmo que HQE, Haute Qualité Environnemental.

Aceitação pelo mercado

Ao completar 10 anos desde o lançamento no Brasil, atingimos a marca de 500 edifícios certificados AQUA-HQE pela Fundação Vanzolini e pelo nosso parceiro internacional Cerway. Esse número corresponde a mais de 9 milhões de m² certificados.

Sem esquecer que, em 2015, a Fundação Vanzolini ganhou o prêmio Marketing Best Sustentabilidade, pelas ações e resultados de comunicação e conscientização dos diversos públicos beneficiários da sustentabilidade dos empreendimentos: clientes, empreendedores, arquitetos, corretores, e sociedade em geral.

E por que essa preferência pela certificação AQUA-HQE?

Primeiro, pelos benefícios para todos: empreendedor, usuário, sociedade e ambiente.

Empreendedor:

  • prova a Alta Qualidade Ambiental das suas construções
  • diferencia seu portfólio no mercado
  • aumenta a velocidade de vendas ou de locação
  • mantém o valor do seu patrimônio ao longo do tempo
  • associa a imagem da empresa à Alta Qualidade Ambiental
  • melhora o relacionamento com os órgãos ambientais e a comunidade

Usuário:

  • orgulho de ter um imóvel sustentável
  • economia direta de água e energia
  • menores custos de condomínio, incluindo água, energia e conservação e manutenção
  • melhores condições de conforto e saúde
  • maior valor patrimonial ao longo do tempo

Sociedade e meio ambiente:

  • menor demanda sobre a infra-estrutura energética
  • menor demanda de recursos hídricos
  • redução das emissões de Gases de Efeito Estufa
  • redução da poluição
  • melhores condições de saúde nas edificações
  • melhor aproveitamento da infra estrutura local
  • menor impacto à vizinhança
  • melhor qualidade de vida
  • redução do volume de resíduos para aterros sanitários
  • gestão adequada dos riscos naturais e tecnológicos

Segundo, pelas características da certificação:

  1. incorporação de critérios brasileiros – regulamentação, normas, clima e cultura
  2. critérios de desempenho, soluções de projeto livres
  3. sistema de gestão do empreendimento – controle do projeto em todas as fases
  4. avaliação com auditoria presencial independente
  5. certificado emitido ao final de cada fase – Pré-projeto (a certificação pode ser usada no lançamento), Projeto e Execução
  6. certificação de nível internacional pela Fundação Vanzolini

Terceiro, pela consistência dos critérios:

  1. abrangentes
  2. equilibrados entre qualidade de vida e meio ambiente
  3. coerentes
  4. relevantes

Quarto, pela proposta de mudança da cultura:

  • mais investimento em pensar o empreendimento
  • gerenciamento integrado ao longo de todas as fases

Quinto, pela confiabilidade da Fundação Vanzolini, responsável pela certificação:

  • tradição de mais de 51 anos de atuação, 28 em certificação
  • inovação
  • independência
  • competência
  • seriedade

Adaptação para o Brasil

Para alcançar tudo isso, a Certificação AQUA-HQE foi adaptada para o Brasil, pela Fundação Vanzolini, a partir do HQE, de origem francesa, em parceria com o CSTB e o QUALITEL e, posteriormente, com o CERWAY internacional.

O processo de adaptação considerou a regulamentação, normalização, clima e cultura brasileiros, incluindo o atendimento a resoluções CONAMA, a normas tecnicas ABNT, à norma de desempenho das edificações, ao Procel Edifica, à carta bioclimática brasileira, entre outros. Mas manteve a exigência de Planejamento e Controle integrados e desde as fases iniciais do empreendimento, quando é escolhido o terreno e definido o produto, o que representa, de modo geral uma mudança na cultura da construção civil no Brasil.

O modelo francês, hoje internacional, foi escolhido por ser baseado em requisitos de um sistema de gestão do empreendimento, exigindo planejamento, controle e avaliação ao longo de todas as etapas, para atingir requisitos relevantes e coerentes de desempenho equilibrados entre a qualidade de vida e o meio ambiente.

O referencial de certificação

O referencial inclui requisitos de sistema de gestão aplicável a todas as atividades do desenvolvimento do empreendimento: planejamento, realização da atividade, monitoramento e controle e correção de desvios e melhorias.

Inclui também requisitos de desempenho, agrupados nas categorias abaixo, que podem ser atendidas nos níveis Base, Boas Práticas e Melhores Práticas:

  1. o edifício e seu entorno
  2. produtos, sistemas e processos construtivos
  3. canteiro de obras
  4. energia
  5. água
  6. resíduos
  7. manutenção
  8. conforto higrotérmico
  9. conforto acústico
  10. conforto visual
  11. conforto olfativo
  12. qualidade dos ambientes
  13. qualidade do ar
  14. qualidade da água

O perfil mínimo requerido é de pelo menos 3 categorias no nível Melhores Práticas, 4 no nível Boas Práticas e as demais 7 no nível Base, exceto para os empreendimentos de interesse social, que podem ser certificados com as 14 categorias no nível base.

Importante ressaltar que, sendo os critérios de desempenho, as soluções de projeto arquitetônico e técnico são livres, permitindo e estimulando a criatividade e a inovação no projeto e no processo construtivo e, em consequência, propiciando o desenvolvimento do empreendimento em harmonia com seu contexto funcional e local. Nesse sentido, quais e quantas categorias atingirão que níveis de desempenho, depende do que for mais apropriado e coerente para o empreendimento, podendo ir, naturalmente, além do perfil mínimo.

Como é realizada a certificação

A certificação AQUA-HQE é concedida, ao final de cada uma das fases essenciais do empreendimento (pré-projeto, projeto e execução) mediante avaliação, com sucesso, do atendimento aos critérios de certificação, por meio de análise dos documentos e registros seguida de auditoria pela Fundação Vanzolini.
Cabe ao empreendedor, em cada fase, desenvolver o empreendimento e demonstrar o atendimento aos critérios de certificação, para que a Fundação Vanzolini proceda à avaliação, auditoria e certificação:

Fase Pré-projeto – elaboração do programa e do pré-projeto, definição do perfil de desempenho nas 14 categorias, estabelecimento do Sistema de Gestão do Empreendimento e auto-avaliação das 14 categorias de desempenho pelo cliente, seguida da avaliação e auditoria pela Fundação Vanzolini.

Fase Projeto – elaboração dos projetos de modo a atender os critérios correspondentes ao perfil de desempenho programado e auto-avaliação das 14 categorias de desempenho pelo cliente, seguida da avaliação e auditoria pela Fundação Vanzolini.

Fase Execução – execução e entrega da obra, realizada de modo a atender aos critérios correspondentes ao perfil de desempenho projetado e auto-avaliação das 14 categorias de desempenho pelo cliente, seguida da avaliação e auditoria pela Fundação Vanzolini.

Como começar um processo de certificação AQUA-HQE

Basta contatar a Fundação Vanzolini e, conforme orientação, preencher uma ficha de informações para que seja emitida uma proposta de certificação personalizada. O ideal é fazer esse contato nas fases iniciais do empreendimento, para melhor eficácia do projeto face às exigências da certificação. Confira mais informações no site.

É necessário, naturalmente, estabelecer equipe e consultorias adequadas ao empreendimento que, além da competência de projeto e construção, conheçam o referencial de certificação, para que seja desenvolvido o empreendimento sustentável, apto a obter a certificação AQUA-HQE.

Por Manuel Carlos Reis Martins – Coordenador dos projetos AQUA-HQE, PBE Edifica e EPD Brasil na Fundação Vanzolini

__________________________

Quer receber os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter.

Comentários