O alinhamento entre a estratégia de gestão de pessoas e a estratégia de negócios e o papel da liderança

O alinhamento entre a estratégia de gestão de pessoas e a estratégia de negócios e o papel da lideranças

A estratégia de negócios de uma empresa deve ser suportada por políticas e práticas de gestão que são aplicadas nas suas diversas áreas e que, obviamente, estejam alinhadas entre si. É o que conhecemos como alinhamento entre estratégia de negócios e estratégias de gestão.

Durante muito tempo as organizações enxergavam que a necessidade desse alinhamento residia somente junto às áreas que constituem as chamadas atividades-fim (produção, comercial, entre outras), não considerando as áreas que contemplam as chamadas atividades-meio (administrativo, RH, TI, entre outras).

Felizmente, diversas empresas evoluiram nessa visão e estão atribuindo a essas últimas o papel de “Business Partners” (parceiros de negócios).

Mais do que uma nova nomenclatura, a proposta de transformar essas áreas que, até então, eram consideradas como de assessoria, em parceiros de negócios, exige que as mesmas tenham suas estratégias alinhadas à estratégia de negócios da empresa.

Aliás, considero que a responsabilidade pelo sucesso (ou, infelizmente, insucesso) nos negócios deva ser compartilhada entre todas as áreas de uma empresa e não somente entre aquelas áreas que constituem as atividades-fim.

Particularmente, no que concerne ao papel da área de Recursos Humanos como um BP, é de fundamental importância que as políticas e práticas de gestão de pessoas estejam alinhadas no sentido de apoiar a empresa para que os resultados dos negócios sejam alcançados, fazendo com que as pessoas sejam administradas com eficiência e eficácia.

Outro aspecto relevante nesse processo de gestão de pessoas é aquele que se refere ao papel das lideranças. É essencial reconhecer que, além de adotar políticas de gestão de pessoas adequadas, a empresa tem que estar atenta à atuação dos seus líderes, de qualquer nível. A forma como os seus líderes gerenciam suas equipes tem influência significativa na aplicação das políticas traçadas e, consequentemente, no alinhamento com as estratégias de negócios.

Portanto, a adoção, pelas lideranças, de práticas de gestão adequadas às políticas da empresa é fundamental para que as diversas equipes contribuam de forma efetiva para o alcance dos resultados.

São essas as principais bases que constituem o programa desenvolvido na disciplina de Gestão de Pessoas, do Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI), do Departamento de Engenharia de Produção, da Universidade de São Paulo.

Esse programa aborda, de forma pragmática, entre outros temas, a estratégia de gestão de pessoas alinhada à estratégia de negócios da empresa; a visão da gestão de pessoas como um processo que engloba diversos fatores, incluindo-se o pleno conhecimento e entendimento da influência da cultura organizacional nesse processo e o desenvolvimento de competências necessárias para uma liderança que seja direcionada ao alcance de resultados, com ênfase na inteligência emocional, na comunicação e na gestão de conflitos.

Sobre o autor

Gerson Kiste – consultor empresarial e professor da disciplina Gestão de Pessoas, no Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI).

__________________________

Quer receber os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter.

Comentários