CEAI apresenta a disciplina de Simulação Empresarial

Simulação - A experiência de estudar na USP

Ministrada pela Profa. Dra. Claudia Aparecida de Mattos, a disciplina Simulação Empresarial está relacionada diretamente com o conceito do aprendizado experiencial que se centra na criação de um ambiente no qual os participantes aprendem por meio do engajamento e da reflexão sobre o que está ocorrendo em uma determinada situação. Essa prática vem sendo aplicada em diferentes cursos de graduação e pós-graduação.

A experimentação é vital para se estabelecer relações entre prática e teoria, visando promover o desenvolvimento profissional. A criação de um contexto para o aprendizado experiencial apresenta-se com um dos principais desafios para a implantação desta prática. Neste contexto, a simulação para enriquecer ambientes de ensino é reconhecida por ser um auxílio poderoso no processo de aprendizagem. Jogos de simulação de gestão trazem um aspecto experiencial para aprender sobre sistemas complexos e as ferramentas computacionais possuem recursos que incentivam a multidisciplinaridade associada aos processos de ensino-aprendizagem e podem contribuir para a construção do conhecimento de uma forma mais ágil.

Resoluções de problemas, teoria, métodos e ferramentas estabelecem uma interatividade com os jogos de simulação, permitindo uma dinamicidade no aprendizado através de simulação, e discussões resgatando conceitos teóricos. Os temas trabalhados em sala de aula estão ligados a Estratégia, Gestão de operações, Sustentabilidade. A nova disciplina do CEAI (Curso de Especialização em Administração Industrial), da POLI-USP e Fundação Vanzolini, passa a ser oferecida aos participantes a partir de maio deste ano e é parte do processo de reestruturação pelo qual o curso vem passando com o objetivo de aproximá-lo da trajetória e das rotinas do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP, para proporcionar, cada vez mais, ao profissional que ingressa no curso, o fortalecimento da experiência de estudar na USP.

No CEAI, os alunos têm uma experiência customizada e podem escolher uma grade de disciplinas adequadas à sua condição ou trajetória profissional através de dez disciplinas que se dividem em fundamentais e complementares e o TCC (trabalho de conclusão de curso).

Tradição e Qualidade

O curso está sintonizado com as mais recentes tendências da gestão contemporânea e seu conjunto amplo de disciplinas é composto de forma a integrar os temas da administração industrial, garantindo excelentes resultados. Este curso de pós-graduação (lato sensu), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, é oferecido mediante convênio com a Universidade de São Paulo (USP).

Acesse o link para conhecer a Pós-graduação em Administração Industrial da POLI-USP e Fundação Vanzolini.

Venha estudar na USP!

____________________

Clique no link e confira outras publicações sobre o CEAI.

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários