Por que o CEAI é uma excelente opção de aprimoramento profissional?

Por que o CEAI é uma excelente opção de aprimoramento profissional?

O Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) foi criado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO/POLI/USP), ainda na década de 1970. Ele é coordenado, desde início, por professores em atividade do PRO e segue a tradição de pioneirismo deste departamento que foi o primeiro no Brasil a criar cursos de graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e também o primeiro curso de especialização (pós-graduação lato senso) nesta área. O CEAI tem certificado emitido pela USP e é realizado pela Fundação Vanzolini mediante um convênio entre as instituições.

Em 2016, o CEAI passou por um processo de revisão com o intuito de aproximá-lo da trajetória e das rotinas do Departamento de Engenharia de Produção da POLI/USP, para proporcionar, cada vez mais, ao profissional que ingressa no curso, o fortalecimento da experiência de estudar na USP. Desde seu início, o quadro de professores do CEAI é composto, majoritariamente, por professores da USP e também por professores que têm na sua trajetória pessoal uma longa ligação com a USP como alunos de mestrado e doutorado. Alguns estão conosco desde sua graduação. Isto faz com que exista um conjunto de crenças compartilhadas que se manifestem no dia a dia do curso, especialmente em sala de aula.

Motivos que fazem do CEAI uma excelente opção de aprimoramento profissional:

Experiência customizada

No CEAI os alunos têm uma experiência customizada e podem escolher uma grade de disciplinas adequadas à sua condição ou trajetória profissional. Para concluir o curso, os alunos cursam dez disciplinas – a sua escolha dentro da grade oferecida – e o TCC (trabalho de conclusão de curso). Estas disciplinas se dividem em fundamentais e complementares. Segundo as regras atuais, o aluno deve cursar pelo menos seis das disciplinas fundamentais e até quatro das complementares.

O TCC deve ser desenvolvido em um tema relacionado à Engenharia de Produção e os alunos que escrevem um trabalho de alta qualidade, são convidados a rever seu texto, com a ajuda do professor orientador, e submetê-los em congressos da área como Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Simpósio de Engenharia de Produção, Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção e Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. Em caso de aprovação, os alunos que se dispõem a apresentar seu trabalho em um desses encontros têm a inscrição no evento paga pelo CEAI.

Flexibilidade de horário

As aulas do CEAI são ministradas no prédio de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP que fica na Cidade Universitária. O campus é de fácil acesso pela Marginal de Pinheiros e pela estação Butantã do metrô com aulas durante a semana (das 19h30 às 22h30) e aos sábados. Há também a opção de cursar o CEAI apenas aos sábados, com grade fixa de disciplinas. Em esquema quadrimestral, o aluno tem a opção de cursar duas ou três disciplinas por período, possibilitando assim a redução de tempo para a conclusão de sua pós-graduação.

Educação Continuada

O CEAI quer ser importante na trajetória profissional dos seus alunos e egressos pelo maior tempo possível, assim como a Escola Politécnica o faz. É por esta razão que os egressos podem a qualquer momento voltar ao curso e cursar uma ou duas disciplinas sem nenhuma taxa ou custo extra e há um esforço constante por parte da coordenação do curso para criar novas disciplinas que poderão conferir aos alunos e ex-alunos um diferencial em sua formação. Para os egressos que queriam cursar mais do que duas disciplinas, é cobrada um valor simbólico de R$ 75,00.

Certificações intermediárias

Os alunos que cursam (e são aprovados) em certos conjuntos de disciplinas recebem um certificado de aperfeiçoamento emitido pela Fundação Vanzolini. No momento existem dois aperfeiçoamentos da Fundação Vanzolini dentro do CEAI: Aperfeiçoamento em Gestão de Operações de Serviços, e Aperfeiçoamento em Gestão Econômica e Financeira da Produção. A cada um destes certificados estão associadas cinco disciplinas.

Isto permite que aluno obtenha um certificado da Vanzolini antes do término do CEAI, que tem duração de dois anos. Como o aluno do CEAI deve cursar dez disciplinas, além do TCC, em uma situação limite, o aluno pode obter durante o curso três certificações: o diploma de especialização do CEAI emitido pela USP, e dois certificados de aperfeiçoamento emitidos pela Fundação Vanzolini.

Estas certificações junto com a possibilidade de o egresso cursar disciplinas do CEAI após sua formatura na especialização, permitem que aluno possa também obter o certificado de aperfeiçoamento após a conclusão do CEAI.

Formação complementar

Certos temas específicos têm importância em determinados momentos. Para atender este tipo de necessidade que alguns alunos podem ter, os egressos e alunos regulares do CEAI tem desconto especial (mais de 90%) em determinados cursos de atualização da Fundação Vanzolini, que são oferecidos na unidade da Av Paulista. Estes cursos são de curta duração – de 8 a 12 horas – e têm um caráter mais instrumental do que conceitual (treinamento). Até este momento os cursos oferecidos são:

A expectativa para o primeiro semestre de 2018 é oferecer pelo menos mais dois novos cursos de atualização nestas condições, além de novas edições dos cursos já existentes.

Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) está com inscrições abertas para a turma de Janeiro de 2018. Clique e saiba mais.

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

 

Comentários