5 dicas para desenvolver o trabalho em equipe na sua empresa

5 dicas para desenvolver o trabalho em equipe na sua empresa

Uma empresa sólida é uma instituição que entrega resultados, produtos de alta qualidade, trabalha com processos ágeis e possui uma equipe competente. Tudo isso não pode ser alcançado sem que a matéria-prima principal de uma empresa esteja bem: as pessoas. O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do trabalho e também no âmbito pessoal. Trabalhar em um lugar onde as pessoas se relacionam bem é fundamental para qualquer um.

Confira 5 dicas para você melhorar o trabalho em equipe na sua empresa:

  1. Confie na equipe e delegue responsabilidades: O desafio move o ser humano. Uma ótima forma de engajar todos em prol do trabalho em equipe é distribuir metas que vão exigir competência dos membros da empresa. Delegando responsabilidades, você valoriza o trabalho deles e mostra que confia na equipe.
  2. Consulte-os quando precisar tomar decisões: Se um momento de decisão chegou até você, consulte as pessoas que estão à sua volta. Você pode até já ter a decisão clara na sua mente, mas envolver os membros da empresa mostra que você reconhece a importância da visão de todos pela empresa. Além disso, é uma forma de mostrar o que acontece na instituição e, assim, ninguém trabalha no escuro, sem saber pelo que desempenham suas funções.
  3. Resolva os problemas na hora: Qualquer problema, por menos importante que ele pareça, deve ser esclarecido e resolvido o quanto antes. Converse, encare o problema com honestidade. Isso vai mostrar disposição para melhorar o clima entre a equipe e não dá margem para rumores e indisposições.
  4. Ofereça ajuda se achar necessário: Outra maneira de fortalecer o trabalho em equipe é oferecer sua ajuda sempre que perceber que algum membro está com dificuldades. Isso une as pessoas e mostra que um pode confiar no outro, além de, obviamente, você estar agilizando um trabalho da sua própria empresa.
  5. Reconheça os bons e maus trabalhos: Seja um líder que sabe reconhecer quando a equipe corresponde às expectativas da empresa e seja sensível para abordar os membros quando o produto entregue não estiver no nível desejado. Mas, principalmente, elogie. Criticar um trabalho depois de pronto é muito fácil. É tão (ou mais) importante saber exaltá-lo quando as coisas funcionam.

Seguindo dicas simples assim, o trabalho em equipe tem condições de se desenvolver e aprimorar. O resultado pode até demorar para aparecer. Mas, depois de um tempo, você olhará para trás e verá que as coisas mudaram. A equipe estará mais unida, confiante e satisfeita com o trabalho.

Por David Lederman

fonte: blog da Lederman

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Sobre o autor

David Lederman – Engenheiro e com Pós-Gradução em Administração Mercadológica, professor de Pós-Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini; Presidente da Lederman Consulting & Education; Promotor dos Workshops Autorizados do Disney Institute no Brasil; Possui mais de 20 anos de experiência como executivo e mais de 15 anos de experiência em consultorias.

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