Processos – Coloque a “mão na graxa”

Processos – Coloque a “mão na graxa”

Jack Welch, ex-CEO da GE fez fama e fortuna pelo assombroso e consistente aumento de valor que proporcionou aos acionistas da sua Empresa. Um dos fundamentos de sua estratégia foi a melhoria constante de processos através dos seis sigma. Jack foi um verdadeiro obcecado pelo aprimoramento constante forçando as melhorias a níveis infinitesimais.

Mas por que um homem de negócios deste porte deu tanta atenção aos processos? A resposta nem sempre é muito intuitiva: Porque a ligação entre a estratégia bem formulada e a implementação com sucesso depende de um trabalho de base, na maioria das vezes desprezada pelos executivos, que é a estruturação dos fluxos, métricas e sistemáticas (nem sempre sistemas automatizados, apenas metodologias).

Poucos “sujam as mãos” lidando com os processos, considerando-os algo que deve ser delegado a escalões mais baixos da hierarquia, dando-se por satisfeitos quanto à formulação estratégica, ficando a ”mão na graxa” para outros de menor nível.

Ram Charam, um professor da Harvard Business School e da Kellogg School of Northwestern University e Larry Bossidy (ex Honeywell International, um campeão que tendo saído da GE em 1991, em nada menos do que oito anos triplicou as margens operacionais, aumentou o retorno sobre o investimento de 10 para 28% e multiplicou por nove o retorno aos acionistas) em seu livro “Execution” (“Fazendo Acontecer” na Edição Brasileira), mencionam que a maior causa do fracasso dos CEO´S é o seu não envolvimento com processos de pessoas e operações.

Tive o prazer e a honra de participar de um seminário nos EUA com os dois “ao vivo” numa das experiências mais enriquecedoras de minha vida profissional.

No marketing de relacionamento contam-se inúmeros casos de estratégias bem concebidas, mas que fracassaram na execução pela não atenção aos detalhes e aos processos.

Bons pilotos sabem regular seus carros, coloque a “mão na graxa” para vencer a corrida!

Por David Lederman

fonte: blog da Lederman

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Sobre o autor

David Lederman – Engenheiro e com Pós-Gradução em Administração Mercadológica, professor de Pós-Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini; Presidente da Lederman Consulting & Education; Promotor dos Workshops Autorizados do Disney Institute no Brasil; Possui mais de 20 anos de experiência como executivo e mais de 15 anos de experiência em consultorias.

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