O profissional de análise de negócios em tempos de crise

O profissional de análise de negócios em tempos de crise

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização para recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. O analista de negócio age como elo entre os integrantes de uma organização para obter, analisar, comunicar e validar necessidades de alterações em processos, políticas ou sistemas de informação, entendendo problemas e oportunidades e recomenda soluções.

As empresas, atualmente, são muito dinâmicas com relação ao atendimento das necessidades de mercado em tempos de crise, e para tanto, torna-se necessário identificar rapidamente novas oportunidades ou realizar ações para aumento de produtividade. Boa parte dessas ações passa pela área de Tecnologia da Informa nas organizações sejam elas alterações em aplicações existentes, novas aplicações ou novas tecnologias.

 Assim, cabe a equipe de TI estar preparada para se alinhar com o negócio e fazer sua parte através da estruturação e implementação de novos projetos. Profissional de linha de frente deste alinhamento, o analista de negócios deve estar capacitado a identificar as necessidades de negócios e saber especificar o que os outros profissionais devem fazer.

 O Curso de Capacitação em Análise de Negócios da Fundação Vanzolini é um programa inovador, pois engloba a interface entre a área técnica de computação e as áreas de gestão e operação das empresas que vem sendo ministrado com sucesso desde 2009. Seu conteúdo é apoiado no Corpo de Conhecimento em Análise de Negócio – BABoK® (versão 3.0), sem ficar restrito a esse modelo. O BABoK  é um corpo de conhecimento que se propõe a estabelecer as ferramentas para o analista de negócio realizar com sucesso esta empreitada.

 Dirigido a profissionais formados em Engenharia, Computação, Análise de Sistemas e áreas similares bem como Administração de Empresas que almejam migrar para a atividade de Análise de Negócios, o curso tem como objetivo conscientizar e capacitar um novo perfil de profissional que o mercado demanda para identificar as necessidades de negócios e conceber soluções para atendê-las. Com abordagem inédita no mercado, o programa foi desenvolvido por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e por consultores experientes em suas áreas.

Clique e saiba mais sobre o curso.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o blog e receba todos os nossos conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Comentários