A carreira do Analista de Negócios

Por Marcelo Pessôa

Análise de Negócios

A quantidade de software que está sendo desenvolvida para apoiar nossas atividades no dia a dia é assustadora. Temos software para tudo, desde atividades de entretenimento e jogos  e TV interativa para uso nos momentos de lazer, passando por sistemas corporativos que auxiliam a operação das empresas até sistemas críticos de controle de tráfego aéreo ou de suporte à vida.

Esta proliferação do software tornou seu desenvolvimento mais complexo particularmente na compreensão do que ele deverá fazer em cada caso, quais as especificações que vão de fato atender as necessidades do sistema que dará suporte, pois todo software faz parte de um sistema maior.

A especialidade que vai realizar essa atividade de identificar as necessidades do sistema é a Análise de Negócios. Uma área que vem ganhando bastante atenção tanto na modelagem de processos de negócios com vistas às operações quanto nos aspectos de identificação de necessidades, coleta de requisitos e definições nos projetos.

A análise de negócios está organizada em um corpo de conhecimento denominado BABoK, em um conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir de ligação entre os stakeholders com o objetivo de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização para recomendar soluções que podem entregar valor.

“Análise de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas.” (IIBA, 2009).

O Curso de Capacitação em Análise de Negócios da Fundação Vanzolini é um programa totalmente inovador, que engloba a interface entre a área técnica de computação e as áreas de gestão e operação das empresas, com conteúdo apoiado no Corpo de Conhecimentos em Análise de Negócio – BABoK® (versão 3.0), lançado no primeiro trimestre de 2015, sem ficar restrito a esse modelo. Este curso tem como objetivo conscientizar e capacitar um novo perfil de profissional que o mercado demanda para identificar as necessidades de negócios e conceber soluções para atendê-las.

O curso aumenta a experiência do profissional de negócio com o conhecimento de técnicas para estruturar as soluções empresariais. Com isso, o aluno estará preparado para exercer o papel de Analista de Negócios permitindo uma nova dinâmica em sua carreira. O profissional sairá deste curso com perfil inovador, uma vez que as disciplinas complementam as capacitações técnicas dos profissionais de Tecnologia da Informação que carecem de conhecimento na área de negócios.

Clique e saiba mais sobre o nosso curso.

Sobre o autor

Marcelo Schneck de Paula Pessôa é engenheiro eletrônico, mestre, doutor e livre docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP desde 1987, foi diretor presidente da Fundação Vanzolini no período 2002-2005 e depois membro do Conselho Curador da instituição. Desde 2010 é presidente do Conselho Curador. Na Fundação Vanzolini, é também coordenador dos cursos: Especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e Capacitação em Análise de Negócios.

Quer receber os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter.

Comentários