A garantia da qualidade dos produtos de software

Certificação - Software

Embora a utilização de softwares faça parte da vida cotidiana das pessoas, ainda não há um esforço equivalente para garantir a qualidade destes produtos. Poucas empresas possuem algum tipo de certificação, e tais produtos também não são certificados, dada a dificuldade desta tarefa. O baixo índice de empresas de software com certificados de qualidade, em todo o mundo, e, particularmente no Brasil chama a atenção para a necessidade de implementação de melhorias nas atividades de construção de software que resultem em produtos mais confiáveis e com melhor qualidade com base na melhoria do processo de desenvolvimento.

A exemplo de outras normas da ISO, como a mundialmente conhecida ISO 9001, que é uma Norma desenvolvida para que uma organização implante um sistema de gestão da qualidade, a nova Norma ISO/IEC 29110-4 estabelece processos a serem implementados para o perfil básico de pequenas organizações, cuja finalidade é certificá-las quanto a qualidade do produto, e contribuir para um maior número de empresas que obtenham certificação e com isso tenham condições de fornecer produtos de melhor qualidade.

Um estudo desenvolvido pelo coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos em TI da Fundação Vanzolini, Prof. Marcelo Pessôa juntamente com Sarah Kohan e Airton Gonzalez, auditores da instituição, mostra – com base em relatórios – que no Brasil há aproximadamente 11.230 empresas de TI (software e serviços) das quais 93% são micro e pequenas empresas, dentre as quais, apenas 5,2% possuem algum tipo de certificação. Para os autores do estudo, uma causa provável da baixa taxa de certificações como CMMI e ISO 9001 pode estar relacionada com alta complexidade, custo e, principalmente, a falta de percepção de que tais certificações agregam valor ao negócio.

A NBR ISO/IEC 29110-4 foi publicada em português em 2012, e acredita-se que haja, recentemente, cerca de 25 empresas certificadas. Para o desenvolvimento da pesquisa realizada pelos membros da Fundação Vanzolini, algumas destas empresas foram consultadas a respeito da implementação da NBR ISO/IEC 29110-4 e os benefícios da certificação no dia a dia.
Entre os resultados, foram registrados aumentos consideráveis quanto à percepção da melhoria no relacionamento com o cliente, melhoria na qualidade percebida pelo cliente, e maior credibilidade de suas empresas devido à certificação ISO. Com relação à melhoria de processo, notou-se que houve melhor organização dos processos e melhor definição das atividades internas, melhoria na produtividade, prazos e rastreabilidade destas etapas. Questionadas sobre a melhoria nos produtos, foram percebidos a redução de trabalho e a validação antes da entrega como benefícios da implementação da Norma.

Portanto, a implantação da Norma NBR ISO/IEC 29110-4 pode ser positiva e indicar um caminho para pequenas organizações realizarem sua implementação. Considerando o baixo número de empresas de software possuem algum tipo de certificação, esta talvez seja uma oportunidade para as pioneiras se diferenciarem no mercado, como ocorreu no final dos anos 80 quando surgiu a ISO 9001.

Para saber mais dessa e de outras certificações, acesse: www.vanzolini.org.br/certificacao

Comentários