Um caminho de como elevar resiliência entre líderes na organização?

Resiliência no Trabalho
Então quais estratégias é preciso desenvolver para uma cultura resiliente dentro das empresas?

Como já mencionamos anteriormente em outro artigo aqui no blog, a solução está em implementar um Programa de Promoção de Resiliência no trabalho que contribuam fortemente para que cada indivíduo desenvolva a sua resiliência no trabalho.

Mas você pode iniciar esse processo de uma forma simples.

O que poderá auxiliar a equipe de recursos humanos e gestores no desenvolvimento da resiliência.

A seguir, listamos nove perguntas curtas que, quando aplicadas em conjunto, possibilitam uma visão geral dos eventos estressores e nos livram dos pontos cegos. Sendo assim, torna prático o entendimento das situações adversas e auxilia na estruturação de novas alternativas para a resolução dos conflitos.

1)      O que aconteceu?

Qual o evento, ação, ou o fato em si que gerou essa situação estressora?

2)      Como eu me sinto ou me senti sobre isso?

No momento e mais tarde (percepções, opiniões, sentimentos mudam no tempo) – reflexão pessoal ou compartilhada? [opinião do responsável e/ou entrevistado]

3)      Quem eu devo estar responsabilizando?

Ressignifique e avance [a culpa é um beco sem saída – apontar os responsáveis pela situação para seguir em frente com estratégias alternativas que a culpa]

4)      Análise honesta das atuais condições e as causas

Olhar o passado – modelos/sistemas utilizados [ sempre atualize a observação incluindo as datas da atualização]

5)      O que podemos aproveitar disso?

Análises, aprendizagens, lições, oportunidades de mudanças, melhorias.

 6)      Que melhorias queremos realizar ou contribuir?

Melhorar a capacidade ou prevenção de recorrências dos outros.

 7)      O que necessitamos aprender para fazer isso?

Estratégias, ações e alvo como treinamentos, mudanças, avaliações, etc. Coloque as justificativas em cada ponto.

 8)      Como iremos medir e conhecer os índices de resiliência?

Utilizar as categorias da escala QUEST_Resiliência para ter dados relevantes em mãos e, partir deles, fazer fortes intervenções na cultura, nos procedimentos, etc..

 9)      Em qual aspecto de trabalho ou desenvolvimento [meu ou da equipe] isso se relaciona?

Refere-se ao “job description” ou aos objetivos do treino, etc. [Relacione as responsabilidades/treinamento desejável ou programa de desenvolvimento].

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Por George Barbosa

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Sobre o autor George Barbosa – Autor da escala Quest_Resiliência,  Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE), Consultor na Fundação Vanzolini e Professor do curso ‘O Líder Resiliente – O uso da resiliência como recurso de enfrentamento e superação do stress no trabalho‘.

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