As profissões que estarão em alta no Brasil em 2015

Profissões 2015
Engenharia aparece em destaque na lista das áreas mais cobiçadas

A lista das profissões em alta de 2015 revela algo importante: engenharia está definitivamente em alta.  A formação aparece em sete posições na lista de cargos mais cobiçados para o ano que vem, segundo a empresa de recrutamento de altos executivos Michael Page, em matéria para a Revista Época (Dez/2014).

De acordo com a consultoria, o motivo é a escalada da produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro em meados de 2015. Com isso, ganham importância carreiras ligadas as áreas de produção de petróleo. Outro motivo é o bom desempenho do e-commerce, que fez aumentar significativamente o volume de galpões industriais e novos centros de distribuição. O profissional necessário para essa área é o gerente de obras industriais, cargo ideal para um engenheiro civil, ou o gerente de logística, posição geralmente ocupada por um engenheiro de produção.

Apesar das incertezas, ainda há esperança. Já que em 2013 e 2014 os resultados não foram os melhores, as empresas precisarão buscar novas estratégias para garantir o crescimento em 2015. Na lista do que fazer para aumentar a rentabilidade, estarão o aumento da produtividade e as reduções de custos.

A Michael Page indica, a partir de análises de mercado, os cargos mais promissores a partir do próximo ano:

  • Gerente de Embarcações / Operações

O que faz: É o responsável por garantir o bom funcionamento de embarcações de apoio offshore, desde a tripulação, o barco em si e o serviço específico destinado para aquele navio. Em geral, responde pelo contrato do barco com o cliente final.

Motivos para a alta demanda: Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados.

  • Engenheiros de Instalação / LayEngineers

O que faz: Suporta a instalação de linhas (flexíveis / umbilicais) que interligam plataformas de produção aos poços garantindo a entrada em operação de novos ativos produtivos, em conformidade com o planejamento estratégico das Operadoras em atividade no Brasil.

Motivos para a alta demanda: Há previsão de novos campos entrarem em produção no litoral brasileiro e parte fundamental para colocar o ativo em marcha é conectar as linhas produtivas que ligam os poços no fundo do oceano às plataformas / navios de produção. Serviço altamente especializado.

  • Gerente de Logística

O que faz: Controla, organiza e garante a integridade do estoque, faz a gestão de toda a equipe operacional, contrata serviço de manutenção e operação, além de transporte in bound e out bound, podendo se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras.

Motivos para a alta demanda: Isso se deve ao aumento significativo no volume de galpões industriais, consequência da necessidade de novos centros de distribuição em detrimento de um mercado forte de e-commerce.

  • Gerente de Produção para a Indústria de Bens de Consumo

O que faz: É responsável por garantir os índices de volume de produção das fábricas, bem como bons resultados em produtividade, segurança e qualidade.

Motivos para a alta demanda: O brasileiro continua direcionando suas rendas para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter este mercado abastecido, aumentando cada vez mais a eficiência dentro das fábricas.

  • Gerente de Obras Industriais

O que faz: É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Acompanha o planejamento, orçamento, cronograma físico-financeiro, compras, contratação de serviços entre outros, garantindo sobretudo o custo e prazo de entrega. Resumindo, é quem comanda a produção.

Motivo para a alta demanda: Em função da necessidade por galpões industriais, por consequência do volume de centros de distribuição.

  • Business Development Manager

O que faz: Prospecta e lidera projetos de novos negócios a fim de captar novas fontes de receita para a empresa. O resultado final é a gerar novos contratos a partir do desenvolvimento de nova aplicação para produto ou serviço, ou ainda, prospecção de negócios em setores de mercados ainda não explorados.

Motivos para a alta demanda: Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa ter um importante papel na geração de negócios para empresa.

Fonte: Época Negócios

____________________________

Esteja preparado para o mercado em 2015 e seja um profissional de ponta nessas áreas com os cursos da Fundação Vanzolini, sinal de excelência em Educação Executiva.

  • Pós-graduação e MBA – Cursos sintonizados com as melhores práticas do mercado e certificados pela POLI USP.
  • Capacitação – Conectam diferentes modalidades, metodologias e soluções para empresas e profissionais.
  • Atualização – Sua chance de crescimento profissional com os cursos de curta duração.

Comentários