Com planejamento, tudo é possível

Artigo - Planejamento
Uma das principais premissas que permeia o atendimento de qualquer meta traçada é a existência de recursos necessários para tal.

Quando se fala a respeito de recursos, considera-se não apenas os financeiros, mas também os físicos e até mesmo os de tempo.

Pois bem, se isto é verdade, e particularmente creio fortemente nisso, é possível afirmar que alcançar um objetivo, seja ele qual for, está atrelado a algo que depende exclusivamente de cada um de nós: o planejamento.

Planejar com exatidão os próximos passos a serem dados é a garantia maior que estamos rumo a chegar ao lugar que queremos.

Mas, se há alguma experiência que todos podemos levar de nossa vida pessoal para a profissional, e vice versa, é exatamente isso: planejar.

Quando buscamos trazer a atenção da pessoa amada, uma das primeiras ações que fazemos é planejar a forma pela qual a abordagem será feita.

Isto não é garantia de sucesso, no entanto, uma coisa é certa, se não houver abordagem, não haverá qualquer relacionamento.

Quando resolvemos adquirir um imóvel ou um veículo, o primeiro passo é identificar qual o recurso, no caso financeiro, será necessário para viabilizar a aquisição.

Caso os recursos disponíveis são sejam suficientes, há vários caminhos a serem traçados.

Guardar um determinado valor por um período, fazer um financiamento, ou seja o que for, isto está relacionado a um bom planejamento.

Quando desenvolvemos um projeto em nossa vida corporativa, a análise dos fatos ocorridos em projetos similares é uma das primeiras ações a serem feitas e, novamente, notamos a presença do planejamento.

A partir daí, identifica-se os riscos envolvidos, os recursos necessários, se for o caso, como adquirir os mesmos, posteriormente define-se o tempo de execução de cada atividade e, por fim, os meio e indicadores para a medição de performance de cada ação.

Por fim, independente do tipo de ação e meta a ser alcançada, certamente o planejamento sempre deverá estar presente, seja de forma explicita ou tácita e de maneira simplificada ou detalhada.

Pois uma coisa é definitivamente verdade, nada é por acaso, e se alguém acredita que o sucesso poderá ser alcançado de maneira fortuita, que possamos ao menos escolher o melhor caminho a ser traçado, “ops”, olha o planejamento presente novamente.

Por José Renato Santiago

___________________________________

Sobre o autor
José Renato Sátiro Santiago Junior – Professor da Fundação Vanzolini no MBA Executivo em Gestão de Operações – Produtos e Serviços, na pós-graduação em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e no curso de capacitação de Aplicações para Gestão Estratégica do Conhecimento. Grande experiência no desenvolvimento de atividades relacionadas à Administração de Empresa, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Inovação e Gestão do Conhecimento. Atuação por mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Óleo e Gás, Engenharia, Telecomunicações, Construção, Farmacêutico, Eletro-Eletrônico e Bens de Consumo. Mestre e doutor em Engenharia pela USP com pós-graduação em Marketing pela ESPM. Autor de dezenas de livros e artigos, dentre os quais se destacam, “Gestão do Conhecimento – A Chave para o Sucesso Empresarial.”, “Capital Intelectual – O Grande Desafio das Organizações.” e “Buscando o Equilíbrio”. Professor da FIA e PUC em cursos de MBA (Master of Business Administration). Administrador do site Boletim do Conhecimento onde publica artigos e ideias cujo tema central é o Mundo Corporativo, com cerca de mais de 10.000 leitores semanais.

Comentários