Conheça o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX)

PEIEX
O Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP, através da Fundação Vanzolini, desenvolve o PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora. O PEIEX objetiva capacitar as empresas de médio e pequeno porte a aumentar sua competitividade, ofertar produtos de qualidade e utilizar as modernas ferramentas de gestão empresarial.

O projeto é mantido pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – através de convênios com instituições de consultoria / pesquisa / ensino / tecnologia para oferecimento de serviços gratuitos de capacitação e consultoria para empresas.

Durante o período 2011/2013, o núcleo PEIEX POLI-USP atendeu a 192 empresas da Grande São Paulo, alcançando expressivos resultados de competitividade e potencial exportador. Em 2014 a Apex-Brasil ampliou o convênio com a POLI-USP e a Fundação Vanzolini para atendimento de mais 520 empresas distribuídas entre Grande São Paulo, Grande Campinas e Grande Ribeirão Preto.

Felipe Bussinger Lopes, Gestor do Projeto no Estado de São Paulo aponta que “os atendimentos incluem planejamento de comércio exterior, aumento de capacidade produtiva, processos logísticos internacionais, gestão aduaneira e tributária, contratos e precificação internacional, adaptação de produtos e embalagens, entre outros. Destaca-se também preparação das empresas para ações de promoção comercial apoiadas pela Apex-Brasil, como, por exemplo, as rodadas de negócios com tradings e missões empresariais a diversos países, como a recente Missão Colômbia-Peru (maio de 2014) na qual cerca de 40 empresas do PEIEX estiveram presentes para abrir novos mercados compradores.”

Para conhecer mais acesse www.apexbrasil.com.br/peiex ou entre em contato através do e-mail peiex@vanzolini.org.br.

Confira também o vídeo de apresentação do projeto:

___________________________________

Felipe Bussinger Lopes é engenheiro e mestre em Engenharia de Produção, ambos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Sócio da Lidera Consultoria, tem expertise em gestão da inovação, gestão de projetos, melhoria de processos e qualidade, tendo atuado em diferentes setores industriais, serviços e instituições governamentais. Ministra aulas como professor na Fundação Vanzolini. Atualmente atua também como Gerente Executivo do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da Escola Politécnica da USP (NAGI POLI-USP) e ainda como Gestor no Estado de São Paulo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Comentários