A relação entre resiliência e as reações que acontecem em nosso corpo

Artigo Resiliência
Quando buscamos desenvolver o autoconhecimento para encontrar mecanismos de ter equilíbrio em nossos comportamentos, e assim encarar as adversidades e o estresse de modo resiliente, é imprescindível ter os cuidados necessários para analisar e entender as diferentes reações que acontecem em nosso organismo nas inúmeras situações do dia a dia. Seja quando nos encontramos em momentos de alegrias e descontrações ou nos momentos de conflitos, angustia e ansiedade.

Ter conhecimento das reações que acontecem em nosso corpo, se refere ao entendimento das mudanças que ocorrem num contexto de situações adversas, de conflito, de elevado estresse. Essas mudanças são decorrentes de pensamentos e crenças que regulam, por meio do sistema nervoso e muscular, tanto os movimentos quanto as reações físicas diante de tais situações.

O pressuposto é de que crenças desequilibradas e pensamentos imaturos de uma pessoa modulam diretamente a resposta corporal, gerando uma reação que altera o equilíbrio dos nervos e músculos. Como o corpo e a mente são integrados, as alterações são percebidas quando ocorre um desequilíbrio em algum órgão ou sistema.

As crenças e pensamentos expressos de maneira consciente ou inconsciente quando uma pessoa se comunica, evidenciam os comportamentos inapropriados e as características pessoais expressas na postura corporal assumida.

Em situações adversas de desconforto e estresse, quanto maior for o conflito entre os sistemas de crenças e o posicionamento corporal, mais visível se torna o comprometimento muscular e a flexibilidade diante das diferentes situações.

Então, é possível compreender que as crenças que construímos e cultivamos ao longo da vida, relacionadas com a Leitura Corporal devem estar ligadas à intensidade e à direção de impulsos nervosos que acontecem em nosso corpo.

Assim, quanto mais harmonia houver entre os pensamentos, crenças, objetivos e o meio ambiente, maior equilíbrio haverá entre as reações físicas e a expressão da mente.

Fonte: SOBRARE

___________________________________

Sobre o Autor
George Barbosa – Autor da escala Quest_Resiliência,  Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE), Consultor na Fundação Vanzolini e Professor do curso ‘O Líder Resiliente – O uso da resiliência como recurso de enfrentamento e superação do stress no trabalho‘.

Comentários