Professores da Fundação Vanzolini lançam o livro ‘Introdução à Automação’

Livro

De autoria dos professores Marcelo Scheneck de Paula Pessôa e Mauro de Mesquita Spinola, da Fundação Vanzolini, o livro ‘Introdução à Automação’ apresenta os sistemas de automação inseridos nos processos produtivos. Trata-se de um material didático de qualidade para cursos de automação oferecidos a vários públicos, motivados pela experiência dos autores.

O livro auxilia tanto os profissionais do ramo como os não especialistas – incluindo, sobretudo engenheiros, administradores e gestores de projetos e operações – e oferece uma visão geral dos sistemas de automação, seus conceitos e aplicações, abordando ainda questões de integração dos sistemas de automação com os demais sistemas da empresa, gestão de projetos e operação dos sistemas de automação.

O evento de lançamento acontecerá no próximo dia 15 de maio, às 18h30, na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista, 509.

Para mais informações acesse o site da editora Elsevier.

________________________________

Sobre os autores

Marcelo Scheneck de Paula Pessôa – Engenheiro eletrônico, Mestre em engenharia, Doutor em engenharia elétrica, Livre Docente em Gestão da Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. Professor do departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Presidente do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás.Membro efetivo da Comissão de Estudos de Gerência do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participa da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais.Coordenador do eLabSoft onde realiza pesquisas sobre: fábrica de software e processo de software. Também participa de pesquisas na área de estratégia de TI. Auditor líder do sistema ISO 9000, tendo participado de diversas pré –auditorias, auditorias de certificação e de acompanhamento da implantação da ISO e do CMM / CMMI, conjugadamente, em empresas de software. Coordenador da pós-graduação da Fundação Vanzolini Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação, coordenador do curso de capacitação em Análise de Negócios na Fundação Vanzolini.

Mauro de Mesquita Spinola – Possui graduação em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986), Doutorado (1999) e Livre-docência (2008) em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realiza pesquisas nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão da Tecnologia da Informação e Produção de Software há mais de 20 anos. Ministra aulas de graduação e pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Extensão) nas mesmas áreas. Como consultor, coordena e participa de treinamentos e projetos de avaliação e melhoria de processos de sistemas em empresas industriais e de serviços. Ministra também diversos cursos em programas de educação continuada (MBA, Especialização) e de extensão universitária. É Coordenador do Curso de MBA Executivo Gestão de Operações – Produtos & Serviços da Escola Politécnica da USP, ministrado em parceria com a Fundação Vanzolini. Coordena também o eLabTI, que desenvolve pesquisas sobre produção de sistemas e software. Foi Conselheiro da Fundação Vanzolini por 5 anos e Diretor de Educação no período de 2008/2009 e atualmente é presidente da Diretoria Executiva.

Comentários