Inovação com eficiência e sucesso

Imagem

Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. Em um cenário de grandes mudanças com que se deparam as organizações, muitas ideias estão surgindo com o objetivo de identificar transformações no processo de fabricação e criação de novos produtos.

A estratégia de inovação pode ser a responsável por fazer com que as empresas permaneçam no mercado, pois é ela quem determina em que medida e de que forma a empresa pode melhorar o seu desempenho, a partir de seus recursos técnicos e profissionais. “A empresa deve ter uma atitude aberta, estimulante e não conservadora. É preciso também dispor de uma estrutura organizacional e técnica adequada à execução dos seus projetos. Não é suficiente apenas uma boa ideia”, comenta Omar Madureira, professor do curso de capacitação em Estratégias de Negócio e Projetos de Inovação da Fundação Vanzolini.

Neste mesmo contexto está inserida a Estratégia de Negócios, que é elaborada a partir dos objetivos da empresa baseada nos seus pontos fortes e fracos e nas oportunidades e ameaças.

O Curso de Capacitação em Estratégias de Negócio e Projetos de Inovação foi criado para desenvolver competências e, a partir de uma visão estratégica de negócios, visando projetar e implantar produtos, processos, serviços e sistemas inovadores, funções essenciais para a organização. Em especial o curso destina-se a profissionais de empresas que buscam sucesso em mercados caracterizados pela competição por inovação.

Confira abaixo a íntegra da entrevista com Omar Moore de Madureira:

– O que é um projeto inovador?

Um projeto é inovador se:

1 – Apresentar uma nova solução técnica para atender melhor (mais econômica, eficiente, segura) a uma necessidade do mercado já atendida atualmente.

2 – Oferecer solução técnica para atender uma necessidade nova não ainda atendida.

Os projetos inovadores diferem-se dos evolutivos por envolverem riscos altos, exigirem grandes investimentos, mas, em compensação, possuírem grande potencial de lucratividade.

 – Como pode a empresa estimular a inovação?

A empresa deve ter uma atitude aberta, estimulante e não conservadora. É preciso também que tenha uma estrutura organizacional e técnica adequada à execução dos seus projetos. Para o sucesso não é suficiente apenas uma “boa ideia”.

– Quais são as principais características de um profissional inovador?

Ele deve ser criativo, inteligente, entusiasmado e, sobretudo, não aceitar a péssima postura do “é assim mesmo”.

– Como a formação acadêmica pode contribuir para uma visão estratégica de negócios?

A formação acadêmica deve dar a base necessária para tratar com competência dos aspectos técnicos da sua área. Por outro lado, uma formação em administração é necessária para compreender toda a complexa natureza dos negócios empresariais.

– Em quais áreas de atuação podem ser aplicados os conceitos apreendidos durante o curso?

Em todas as áreas da empresa, em projetos: de produtos, processos, serviços e sistemas.

Os métodos do curso se aplicam a todos os projetos de qualquer ramo de negócio.

– Por que cursar Estratégias de Negócio e Projetos de Inovação na Vanzolini?

A Fundação Vanzolini tem uma longa história de sucesso nos cursos de aperfeiçoamento e formação de profissionais. Neste curso, em particular, os alunos terão a oportunidade de conviver com professores de ampla experiência profissional em projetos da realidade empresarial. Além disso, serão conduzidos por grupos de alunos com afinidades profissionais trabalhos de aplicação em projetos de seu interesse.

Comentários