SICA de Osasco recebe visita de professores da Fundação Vanzolini para discutir cultura de exportação

SICAO secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA), Marcos Arruda, recebeu na sexta-feira, 1º de fevereiro, em seu gabinete, o professor Dr. José Flávio e Ms. Amadeu, técnicos extensionistas da Fundação Vanzolini. A visita teve como objetivo apresentar o projeto PEIEX (Projeto de Extensão Industrial Exportadora), da APEX/MDIC (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), bem como, dar continuidade ao projeto iniciado em 2011 em Osasco, com a indicação de 38 empresas locais para serem assistidas, recebendo treinamentos e visando a implantação da cultura exportadora.

O projeto PEIEX é voltado à capacitação de micro, pequenas e médias indústrias com potencial em exportação. Os técnicos extensionistas possuem expertise e possuem nível de formação em mestrado e doutorado, dando assistência gratuita nas diversas áreas das empresas (administração, contabilidade, marketing, Recursos Humanos, produção,etc.), apresentando diagnósticos empresariais e alternativas para aperfeiçoamentos da gestão e dos produtos.

De acordo com os professores, “com estas ferramentas implementadas, as empresas ficam melhores instrumentalizadas para o mercado interno. Em etapa posterior, prepara-se para sua internacionalização, através de ferramentas e recursos disponibilizados pela APEX”, afirmou um deles.

Conforme Mário Chiba, coordenador da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Osasco e profissional atuante em comércio exterior, “além da qualidade da assistência, do alcance às finalidades propostas, outro grande diferencial é que os técnicos extensionistas vão às empresas, mediante prévio agendamento com os empresários, facilitando assim o acesso às consultorias ali ministradas”, disse.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, José Monção, a Prefeitura de Osasco, por meio da SICA, apoia o projeto desde meados de 2011, e tem se tornado um referencial para o projeto PEIEX por prospectar e propagar o projeto para as empresas locais na oferta das consultorias, tendo, por vezes, até se defrontado com a surpresa de empresários pelo ineditismo e gratuidade que o projeto proporciona.

A administração municipal pretende dar continuidade e, se possível, ampliar a quantidade de empresas osasquenses beneficiárias do projeto, capacitando-as dentro da realidade econômica em que o mercado torna-se a cada dia mais competitivo e globalizado, onde a falta de preparo e informações tem levado ao fechamento de empreendimentos econômicos, aumentando nossa dependência de produtos fabricados e a tecnologia desenvolvidas em outros países.

Neste ano, o projeto PEIEX realiza-se através da Fundação Vanzolini e terá como ponto de apoio no município a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, que fará o levantamento e continuidade na prospecção e contato com novas empresas. Os trabalhos serão retomados já no mês de fevereiro, junto aos técnicos do PEIEX, abrindo vagas para novas empresas que se enquadrem no perfil exigido.

Mais informações podem ser obtidas pelo email incubadoradedeosasco@terra.com.br ou pelo telefone 3682-6104.

Fonte: http://www.osascoagora.com.br

Comentários