
Plenário do Tribunal de Contas de São Paulo.
A Fundação Vanzolini e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) assinaram no dia 8 de novembro, o contrato para a certificação da metodologia do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil, a Ferramenta Marco de Medição de Desempenho dos TCs (QATV-MMD.TC), em evento no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), na presença de presidentes, conselheiros e técnicos de tribunais de todo o país.
De acordo com o presidente da Atricon, Fábio Nogueira, por meio do convênio e desta ferramenta será possível verificar o desempenho dos Tribunais de Contas e aprimorar ainda mais os trabalhos realizados, redefinindo caminhos de qualificação das ações de fiscalizações e controle.
Para o conselheiro-presidente do Tribunal paulistano, João Antônio, anfitrião da cerimônia, o início deste trabalho representará um marco na história dos Tribunais de Contas do pais. “Este convênio contribuirá para a finalidade maior do Estado, que é promover o desenvolvimento integral da pessoa humana. Cabe a nós zelar pero erário e por políticas públicas que, de fato, vão ao encontro desta finalidade”.
Segundo o diretor executivo da Fundação Vanzolini, o engenheiro Fernando Berssaneti, o convênio firmado permitirá a realização da assessoria necessária na definição do referencial normativo e procedimentos para a operação do programa de certificação.
Sobre a escolha da Vanzolini para a tarefa, o presidente da Atricon, Fábio Nogueira, explicou que além da instituição estar ligada à Universidade de São Paulo (USP), é também conceituada como a maior certificadora da América do Sul.
“Com a obtenção da certificação, o MMD-TC terá, ainda mais, fortalecido os seus procedimentos de avaliação e a confirmação da efetividade da ferramenta que, este ano, passa por uma reformulação com a inclusão de onze novas temáticas”, analisa Fábio Nogueira.
A Fundação Vanzolini, atua em convênio com a USP e é o membro pleno do The International Certification Network (IQNet). A rede é composta pelas 38 mais importantes certificadoras que estão presentes em mais de 150 países – o que outorga validade internacional às suas certificações.
Conheça a área de Certificação da Fundação Vanzolini.
Confira algumas fotos do evento:
-
- Plenário do TCM-SP.
-
- O presidente da Atricon, Fábio Nogueira explica a escolha pela Fundação Vanzolini e fala da importância deste trabalho.
-
- O Prof. Fernando Berssaneti falou dos benefícios deste contrato para as atividades dos Tribunais de Contas.
-
- Os representantes das instituições firmam acordo.
-
- Atricon e Fundação Vanzolini celebram o contrato para certificação.
-
- Fábio Nogueira e Fernando Berssaneti.
Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter