Notícia

Vanzolini e IPD Eletron promovem workshop sobre a Indústria 4.0 e oportunidades em PD&I

IPD Eletron e Vanzolini promoveram workshop sobre a Indústria 4.0 e oportunidades em PD&IO IPD Eletron e a Fundação Vanzolini promoveram, no dia 17 de abril, na Abinee, em São Paulo, o workshop sobre a Indústria 4.0 e as oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

O evento contou com a presença do vice-presidente de vendas da IBM América Latina, Marcelo Spaziani, que apresentou o conceito da Indústria 4.0 para as empresas. Segundo ele, esse mercado é promissor, pois estima-se que o mercado da Indústria 4.0 atingirá US$ 15 trilhões até 2020. Spaziani comentou que a América Latina não soube aproveitar a 3ª Revolução Industrial (era da informação, automação e robótica) e que se o Brasil quiser ser protagonista da 4ª Revolução Industrial –  chamada Indústria 4.0 – terá que unir esforços de todo o ecossistema de inovação para esse fim. Ele citou o exemplo da IBM, que, “sozinha, investe globalmente mais de US$ 6 bilhões em P&D por ano, gerando mais patentes que todo o País”.

Inserida no contexto da Indústria 4.0, a PoliStart – aceleradora de startups em tecnologias inovadoras – destaca-se em projetos de empreendedorismo empresarial. Criada pela Fundação Vanzolini em parceria com a Universidade de São Paulo, a PoliStart foi apresentada por um dos seus mentores, Rubens Approbato Machado Junior.

Durante o evento, o diretor de certificação da Fundação Vanzolini, José Joaquim do Amaral Ferreira, falou sobre a história, missão, estrutura, áreas de atuação e competências da instituição, que é mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP. Durante a apresentação, ele destacou que “a Vanzolini já possui experiência em pesquisa e inovação com vários setores industriais, mas que sentiram a necessidade de se credenciar no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI/MCTIC) para também atender as demandas tecnológicas do segmento de TIC”. José Joaquim também ressaltou que a Fundação Vanzolini possui expertise para desenvolver projetos nas áreas de Gestão da Inovação e Produção, Indústria 4.0; Internet das Coisas (IoT); Cidades Inteligentes; Energia; Desenvolvimento de Software e Hardware; entre outros.

O presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini, Marcelo Schneck Pessôa, acrescentou que embora o início de atuação do instituto tenha sido na área de certificação de produtos e capacitação, também atua fortemente com o viés de pesquisa e inovação.

O vice-presidente do IPD Eletron, Paulo Ivo, que coordenou o evento, reiterou que o objetivo do workshop foi apresentar às empresas do setor eletroeletrônico a importância da Indústria 4.0 como estratégica competitiva.

As apresentações realizadas no evento estão disponíveis para download, pelo link.

Para mais informações sobre o credenciamento da Fundação Vanzolini no IPD Eletron, acesse: www.ipdeletron.org.br/Associados

Ou conheça nossa área de P&D.

Confira algumas fotos do workshop:

fonte e fotos: IPD Eletron

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*