Notícia

Fundação Vanzolini discute o futuro da Economia Circular em seminário na Poli-USP

 

FUNDAÇÃO VANZOLINI DISCUTE FUTURO DA ECONOMIA CIRCULAR EM SEMINÁRIO

Com o objetivo de trazer à tona questões sobre o futuro da economia e o meio ambiente em nosso país, a Fundação Vanzolini, instituição que desenvolve conhecimentos científicos e tecnológicos essenciais à Engenharia de Produção, à Administração Industrial e à Gestão de Operações, junto ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, promoveu o Seminário: Economia Circular e Sustentabilidade. O evento se desenrolou ao longo doa dia e reuniu diversos especialistas e engenheiros do mercado para a realização de sete painéis de discussão sobre o tema.

O conceito de desenvolver produtos a partir de itens já descartados, ao invés de utilizar recursos naturais finitos, não é novo e, tampouco, desconhecido. Atualmente, já é mais comum ver grandes empresas preocupadas em não apenas dar um destino adequado para os resíduos gerados, mas também englobá-los, de alguma forma, em seu processo produtivo novamente. Contudo, esse cenário ainda está longe de ser o ideal. “Nosso principal objetivo com esse evento foi deixar claro os conceitos, mas, principalmente, falar sobre os benefícios da transição da economia linear para a circular’’, declarou João Amato, presidente da diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

Durante a manhã, os palestrantes se reuniram para detalhar os conceitos da Economia Circular, bem como falar sobre temas relevantes como Modelos de Negócios e novas tecnologias. No primeiro painel, os professores Nelson Marinelli, Marly Monteiro, João Amato e Sérgio Monforte destacaram o cenário brasileiro das empresas, além de apresentarem os princípios do modelo de negócios circular. No mesmo período, o executivo Carlos Ohde, da Sinctronics, falou sobre as práticas que a empresa adotou nos últimos anos.

Para amarrar todo o conteúdo, os painéis da tarde abordaram pautas como gestão de resíduos, desafios da sustentabilidade, estratégia e investimentos. Esse conteúdo permitiu que os palestrantes falassem sobre cases de empresas que possuem a Sustentabilidade em sua essência.

SOBRE A FUNDAÇÃO VANZOLINI

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A instituição tem como objetivo principal desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos essenciais à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades relacionadas que realiza com total caráter inovador.

 

Galeria de fotos abaixo:

 

Realização:

                   

 

Patrocínio:

Apoiador:


CREA/SP 

O que faz o Crea?


A Vanzolini já faz parte da sua vida

Há mais de 50 anos a Fundação Vanzolini promove uma transformação na sociedade Brasileira

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*