Notícia

Selo AQUA-HQE é exemplo de desenvolvimento sustentável

Selo AQUA-HQE é exemplo de desenvolvimento sustentável nas edificações brasileiras e notícia na França

A certificação AQUA-HQE – a mais importante da sustentabilidade na construção civil brasileira – tem proporcionado a empreendedores do setor imobiliário e usuários das edificações a experiência de uso e convivência com prédios mais eficientes e racionais no convívio com o meio ambiente e na relação harmoniosa de conforto e saúde em todas as etapas da vida das pessoas. Essas mudanças de cultura no setor fizeram com que incorporadoras como a Tarjab e a Trisul introduzissem as diretrizes AQUA-HQE nas estratégias de negócios, o que se tornou notícia no portal da Association Qualitel, da França.

Empreendedores brasileiros optam pela certificação AQUA-HQE

Como parte da estratégia de desenvolvimento sustentável, as incorporadoras Trisul e Tarjab − grandes nomes do mercado imobiliário no Brasil −  se comprometeram a submeter seus empreendimentos residenciais ao processo de avaliação da certificação AQUA-HQE, aplicada no país pela Fundação Vanzolini.

Empreendimentos certificados no Brasil em 2020

Com a certificação AQUA-HQE, o objetivo dos grupos Trisul e Tarjab é encontrar soluções que reduzam o consumo de energia dos edifícios residenciais e garantam o conforto e a saúde dos usuários. Os edifícios IND Cambuí da Tarjab Incorporadora, bem como o JT 230 e o Orbit Residencial da Trisul S/A, foram certificados em 2019 e 2020 e atestam essa abordagem global da construção sustentável. Além disso, os dois projetos foram os primeiros a consolidar grande parte da cadeia de abastecimento em logística reversa − que trata da devolução dos dejetos a quem os gerou.

Quais são as características dos empreendimentos residenciais certificados pela Trisul e Tarjab?

Para oferecer edifícios residenciais mais eficientes, do ponto de vista energético, medidas têm sido implementadas pelos grupos Trisul e Tarjab. Entre elas, o isolamento térmico da cobertura utilizado nos empreendimentos JT 230, Orbit Residencial e IND Cambuí reduziu significativamente as perdas de energia. E a adoção do revestimento das fachadas com isolamento térmico para a operação do Orbit Residencial melhorou o desempenho termoenergético das unidades habitacionais.

Ind Cambuí. Tarjab Incorporadora.

As simulações estimam que todas essas medidas possibilitam uma redução no consumo de energia de 30,71% para o projeto JT 230, da Trisul; 28,57% para o projeto Obrit Residencial, também da Trisul; e 22,99% para o projeto IND Cambuí da Tarjab.

Com relação à redução do consumo de água, várias ações têm sido tomadas, como a medição da água setorizada e individualizada, que visa facilitar o autocontrole do consumo pelo usuário e a detecção de vazamentos e outras anomalias na rede e priorizar as áreas mais críticas de manutenção. Destaca-se ainda a implantação de um sistema de reaproveitamento de águas cinzas ecológico e econômico, que preserva o recurso natural por meio da reciclagem no JT 230 e Orbit Residencial.

O empreendimento IND Cambuí, da Tarjab, usou um sistema de medição remota de água. Sem esquecer ainda de uma identificação das tubulações por cores e rótulos. Esta marcação garante a rápida identificação do conteúdo das tubulações, sentidos de fluxo e riscos associados. As estimativas indicam que todas essas medidas possibilitam uma redução do consumo de água de cerca de 50% nestes três projetos residenciais certificados AQUA-HQE.

“A Certificação AQUA-HQE obtida para o empreendimento Ind Cambuí está em linha com as práticas ambientais e sociais que a Tarjab desenvolve há 20 anos. Estamos muito orgulhosos deste sucesso, sem falar que se traduz concretamente em um menor custo para o condomínio graças à economia feita no consumo de água e energia”, ressalta Sérgio Fernando Domingues, Diretor Técnico da Tarjab Incorporadora.

JT 230. Trisul S/A.

As incorporadoras Trisul e Tarjab buscam favorecer a saúde e o conforto dos ocupantes de seus edifícios residenciais. O empreendimento JT 230 utilizou tintas com baixa concentração de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), que são menos prejudiciais ao meio ambiente e permitem assegurar melhores condições à saúde dos ocupantes. O edifício também possui um ponto de recarga para carros e bicicletas elétricas. O IND Cambuí proporciona um espaço para bicicletas na calçada, acessível a residentes e visitantes, e um ponto de recarga para veículos elétricos. Similar ao JT 230, o edifício foi decorado com jardins e áreas de lazer incluindo piscina na cobertura.

As incorporadoras Trisul e Tarjab se comprometem com a habitação sustentável

 Orbit Residencial. Trisul S/A

 Com o lançamento desses empreendimentos imobiliários, a Trisul e a Tarjab valorizam e promovem o processo multitemático da construção sustentável, tendo uma abordagem equilibrada entre o impacto ao ambiente e a qualidade de vida dos moradores. Graças à essa abordagem global, que reúne as partes interessadas e a capacidade de adaptação às especificidades locais, a certificação AQUA-HQE promove qualidade para moradias confortáveis e que respeitam o meio ambiente.

Com essas iniciativas, fica claro que a Cerway, subsidiária da CERQUAL Qualitel Certification, dedicada à certificação HQE internacional, continua consolidando a estratégia de desenvolvimento no Brasil por meio da parceria com a Fundação Vanzolini e da oferta da certificação AQUA-HQE, emitida há mais de 10 anos.

As características da Certificação AQUA-HQE

Na França, a certificação HQE dos empreendimentos residenciais é realizada pela CERQUAL Qualitel Certification. Em âmbito internacional, é a estrutura da Cerway, subsidiária internacional da CERQUAL Qualitel Certification e do Certivéa, que certifica os empreendimentos tendo em conta o contexto territorial e regulatório de cada país.

A Certificação AQUA-HQE foi lançada no Brasil em 2008, já adaptada às nossas condições regionais mas sem perder o rigor internacional. Em 2014, a Cerway lançou com sua parceira brasileira, a Fundação Vanzolini, a Certificação AQUA-HQE, alinhada com os conceitos e critérios internacionais e dotada de qualidades de adaptabilidade ao contexto local. Graças ao sistema de gestão adaptado, é possível planejar e levar em consideração o desenvolvimento sustentável desde a concepção dos projetos com critérios relevantes, coerentes e equilibrados com a qualidade de vida e impacto no ambiente.

 

Clique aqui e agende a sua avaliação!

 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*