Notícia

Saint-Gobain do Brasil e International EPD® System anunciam a atualização e criação de Declarações Ambientais de Produtos

A implantação de processos que ajudem a desenvolver a economia circular é hoje um dos principais desafios para a humanidade, que convive com a escassez de materiais e excesso de resíduos lançados no meio ambiente. Nesse sentido, a Saint-Gobain do Brasil, nas unidades Isover e Ecophon, avança ao publicar no International Environmental Product Declaration EPD® System 4 novas e 3 atualizações de Declarações Ambientais de Produtos para famílias de forros, painéis termoacústicos, incluindo sistemas de distribuição de ar condicionado.

De acordo com Bruna Larissa Gama Cavalcante, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento P&D – Quartzolit e Isover, “no processo de certificação foi realizada a avaliação de ciclo de vida para os produtos incluindo aspectos de conteúdo reciclável – as soluções Isover e Ecophon são fabricadas com até 65% de vidro reciclado”.

As Declarações Ambientais de Produtos são um documento verificado e cadastrado que comunica informações transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental de um produto a partir de seu ciclo de vida. A Fundação Vanzolini é operadora no Brasil, desde 2018, do International EPD System. O processo é avaliado de acordo com a norma ISO 14025, uma certificação referência na Europa e Estados Unidos.

Uma EPD® tem muitas aplicações diferentes, incluindo compras públicas sustentáveis (GPP) e sistemas de certificação de edifícios sustentáveis, entre outras aplicações. Segundo Felipe Coelho, coordenador da Rede ACV (Avaliação de Ciclo de Vida), da Fundação Vanzolini, “o conceito de declarações ambientais de tipo III foi desenvolvido para a comunicação entre empresas, mas a utilização para a comunicação entre consumidores é de extrema importância”, ressalta ele.

“Grandes desafios. Estamos sempre em busca de soluções sustentáveis que possam ser comprovadas, incluindo a validação do desempenho dos produtos, que são testados no Centro de Pesquisa da Saint-Gobain em Capivari e em laboratórios externos acreditados pelo Inmetro”, explica Cavalcante.

A Saint-Gobain do Brasil representa os propósitos “making the world a better home”, que entre os preceitos sinaliza que são projetados, fabricados e distribuídos materiais e soluções que impactam positivamente a sociedade com bem-estar, qualidade de vida, desempenho e cuidados com o planeta.


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*