Notícia

RH no Mundo Ágil: Módulo Hard Skils

O mundo ágil demanda cada vez mais de todos os profissionais que fazem parte dele. E o setor de RH, como o responsável por um dos recursos mais importantes de qualquer empresa, tem um trabalho enorme em adequar a jornada do profissional a este mundo.

Porém, isso é um grande desafio. Garantir o bem-estar do colaborador, seu conforto e colocá-lo na melhor posição para ter sucesso é um trabalho complexo. Então, confira as hard skills para RH no mundo ágil.

O que são soft e hard skills?

Hard e soft skills são duas formas de dividir os dois principais conjuntos de habilidades que qualquer profissional tem. As soft skills são as habilidades comportamentais, cruciais para qualquer ambiente de trabalho.

Já as hard skills são as habilidades técnicas. Sobre certo ponto de vista, elas são mais simples, pois são fáceis de serem comprovadas e medidas. Por exemplo, se o profissional tem um diploma em engenharia, você assume que ele já tem um conjunto de hard skills específico. Se ele coloca no currículo que sabe falar inglês fluente, um teste é suficiente para determinar se isso é verdade ou não.

Por outro lado, o mundo ágil apresenta um desafio para as hard skills. Mediante a tantas mudanças e aos novos métodos de organização no trabalho, organizar estas habilidades se torna mais complexo do que nunca.

Como o RH funciona no mundo ágil?

O Scrum e outras metodologias ágeis defendem o uso de uma equipe multidisciplinar. Ou seja, equipes com habilidades técnicas que se complementam, ao invés de várias pessoas com habilidades semelhantes.

Em um ponto de vista mais pessoal, os colabores precisam de um conjunto de hard skills cada vez mais específico, com a especialização não apenas em um conhecimento, mas possivelmente em mais de um.

O desafio para o setor de RH é gerenciar todo este conjunto de habilidades. Por exemplo, o conceito de user experience ou customer experience, é a experiência de usuários e clientes que se torna uma preocupação enorme das empresas.

Os dados, como um dos recursos mais importantes que as empresas têm a sua disposição, cria profissões como engenheiro ou cientista de dados. O setor de RH precisa entender estas funções, além de formas de organizá-las.

Outro grande desafio que o setor de RH precisa encarar é em relação à inovação. Empresas procuram inovar o tempo todo e opções como o Open Innovation são uma realidade. Logo, as empresas precisam aprender a não somente lidar com seus funcionários, mas com colaboradores externos e até mesmo outras empresas.

Por conta de todos estes desafios, existem hard skills que o próprio setor de RH precisa dominar. Por exemplo, o People Analytics é a habilidade de analisar os dados dos próprios colaboradores para criar um ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e positivo.

Existem ainda as hard skills de empoderamento dos colaboradores, gestão da liderança, criação de objetivos e metas, a diversidade nas equipes e diversos outros. Em um mundo ágil, dominar estas habilidades é um grande desafio.

Portanto, um curso pode ajudar você, profissional de RH, a se preparar para este mundo. Conheça o curso RH no Mundo Ágil: Módulo Hard Skils da Fundação Vanzolini e se prepare para este grande desafio.


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*