Notícia

Reconversão industrial é tema de webinar na Fundação Vanzolini

Por Luisa Pierson

Revisado por Roberto Marx

A série de webinars Líderes Inspiradores da Fundação Vanzolini continua propondo discussões relevantes para os profissionais e a sociedade. Na quinta-feira, dia 23 de julho, aconteceu o evento Reconversão Industrial e o Futuro da Indústria no Brasil com a participação especial dos palestrantes: Arthur Chioro – Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP e ex-Ministro da Saúde, José Cláudio Terra – Diretor de inovação e Gestão do conhecimento do Hospital Albert Einstein, graduado em Engenharia de Produção pela POLI-USP e Paulo Cardamone – Chief Strategy Officer da Bright Consulting. MBA em administração industrial pela Universidade de São Paulo – USP.

A proposta do webinar foi discutir o que é reconversão industrial e quais as oportunidades de melhoria para o Brasil diante do atual cenário de pandemia. Arthur Chioro, da área da saúde expos a realidade do país em relação ao enfrentamento da crise e como a saúde tem se comportado e como poderia melhorar se as instituições governamentais e privadas fossem melhor coordenadas para encontrar soluções. 

Outro importante ponto abordado durante o bate-papo foi a presença das universidades públicas e privadas com suas contribuições em pesquisa, soluções e serviços, como os respiradores de baixo custo desenvolvidos pela POLI-USP. Ainda nesse tema, os palestrantes também citaram como as entidades reguladoras atuam e como estão atuando nesse momento de pandemia, principalmente diante da grande competitividade das empresas de insumos médicos. Chioro afirmou que outras indústrias, como a de plástico poderiam unir esforços para a produção de equipamentos de produção individual, como o face shield – o que acarretaria contribuição enorme para o país e para os profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A dependênia externa nesta área, para Chioro é excessiva e nem sempre justificável.

Partindo para uma outra vertente, José Cláudio Terra apontou ideias e práticas de inovação efetuadas pelo Hospital Albert Einstein e como a inovação pode ser um caminho promissor a curto e longo prazo. Terra acredita que a tecnologia de ponta e a inovação proporcionam uma visão mais global e complementar ao olhar acadêmico.

Ao final do webinar Paulo Cardamone também exemplificou o momento de reconversão industrial do país apresentando suas impressões sobre o mercado automotivo e os impactos que vem sofrendo.

E não menos importante, mas também como forma de compreender a nossa realidade, os palestrantes discutiram exemplos de práticas de outros países no enfrentamento da pandemia e na organização da indústria e da economia.

O projeto Líderes Inspiradores continua, e o próximo está agendado para o dia 05 de agosto às 19h e irá abordar a crise: Como a Inovação pode Ajudar a Superar a Crise. Participe!


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*