Notícia

Protagonizada pelo uso da informática Indústria 4.0 exige profissional multidisciplinar

Protagonizada pelo uso da informática Indústria 4.0 exige profissional multidisciplinarCom o intuito de modernizar os processos industriais a Indústria 4.0 é a revolução tecnológica que promete transformar a maneira como o mundo funciona, proporcionando crescimento econômico, empregos mais qualificados e elevação dos padrões de vida. O conceito propõe uma importante mudança de paradigma em relação à maneira como as fábricas operam nos dias de hoje, descentralizando o controle dos processos produtivos através de uma proliferação de dispositivos inteligentes interconectados ao longo de toda a cadeia de produção e logística.

Com impacto semelhante à chegada da internet em outros campos, como comércio eletrônico, comunicações pessoais e transações bancárias, a produtividade na Indústria 4.0 implicará a adoção de novas tecnologias e automação industrial, na formação de um sistema com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas; em um processo que promete gerar ambientes de manufatura altamente flexíveis e autoajustáveis à demanda crescente por produtos cada vez mais customizados.

Neste cenário, o perfil de mão de obra deve mudar totalmente, exigindo de quem trabalha em ambientes fabris desenvolver habilidades técnicas e interpessoais específicas a fim de alcançar os novos desafios tecnológicos de maneira multidisciplinar. Para entender e operar as novas funções que as máquinas irão apresentar esse novo perfil de profissional deverá se adaptar a um modelo que envolve simulação, robótica, realidade aumentada, e outros processos que possibilitam reconhecer falhas da produção antes mesmo de a produção ser iniciada.

Com cursos voltados para as áreas de Administração Industrial, Logística, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Qualidade e Produtividade, entre outros, a Fundação Vanzolini tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos priorizando seus projetos e atividades de Educação por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos.

Centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho, a Fundação Vanzolini promoveu, recentemente, um debate sobre o protagonismo da Indústria no processo de inovação do Brasil. No encontro, foram apresentados o modelo alemão de Indústria 4.0, Manufatura Avançada nos Estados Unidos, além de cases de indústrias e startups que estão implantando estas novas tecnologias em seus processos produtivos com o objetivo de se tornarem mais competitivas.

Os vídeos podem ser vistos no Mídia Center da Fundação Vanzolini

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*