Notícia

Projeto Líderes Inspiradores discute Pandemia e o Redesenho das Cadeias Globais de Produção

Por Roberto Marx

Revisado por Luisa Pierson

Na última quinta-feira, dia 09 de julho aconteceu mais um encontro online: o webinar do projeto Líderes Inspiradores que tem como propósito reunir profissionais que ocupam cargos de liderança para abordar e discutir com líderes egressos da Poli e da USP assuntos atuais relacionados às areas de inovação, tecnologia e gestão de operações.

A Fundação Vanzolini recebeu virtualmente três palestrantes: Dan Ioschpe, presidente do Conselho de Administração da Sindipeças; Bernardo Castro, engenheiro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Por fim pudemos contar também com o Adriana Marotti, Professora da FEA-USP.

O tema da noite foi Pandemia e o Redesenho das Cadeias Globais de Produção, portanto pudemos falar inicialmente sobre os problemas da indústria brasileira anteriores a Covid-19 e dos desafios que surgiram diante desse cenário.

De acordo com os palestrantes as questões estruturais graves e de grande relevância não sofreram muitas transformações, e diversos problemas permanecem como dificuldades para o país. Estas dificuldades são anteriores a pandemia e esta não muda muito o cenário.

Realocar a produção de muitos setores industriais é um processo oneroso e não tem perspectiva próxima de mudança, porém de todo modo com o movimento da indústria 4.0 nos países desenvolvidos, antes mesmo da pandemia esse esforço já podia ser percebido, no entanto o atual situação não permite esse desenvolvimento.

Dan Ioschpe afirmou durante o evento que há muita ajuda de setores públicos para empresas de pequeno e médio porte, principalmente na sua área de atuação:  setor automotivo. 

A maneira como o governo do Brasil tem lidado com a pandemia também tem influenciado na visão de outras nações quando olham para o nosso país e isto tende a dificultar a atração de novos investimentos. 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*