Notícia

Gestão de pessoas eficaz garante mais lucro às empresas

Gestão de pessoas garante mais lucro às empresasA maioria das empresas brasileiras ainda tem um longo caminho a percorrer na valorização do capital humano, mas algumas delas já perceberam a importância da gestão de pessoas neste processo e já estão colhendo frutos com benefícios nunca antes oferecidos no mercado.

Cada vez mais, líderes são profissionais demandados à conduzir equipes e melhorar os resultados dos negócios através das pessoas, porém, de maneira geral, os líderes nas organizações foram promovidos por critérios técnicos e receberam a responsabilidade pela gestão de suas equipes de trabalho, sem o desenvolvimento necessário.

Além da competência e habilidade dos profissionais na gestão das equipes, ações como programas de incentivo aos estudos, café da manhã, folgas em datas de aniversário são alguns dos benefícios inseridos na cultura das organizações e que vêm colaborando para o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, a melhoria da produtividade e dos ganhos das empresas, segundo dados do Great Place to Work Brasil.

Confira a entrevista com o Prof. Márcio Camargo, Diretor Executivo do Great Place to Work Brasil e Coordenador do Curso Capacitação em Práticas de Liderança e de Gestão de Pessoas nas Organizações na Fundação Vanzolini:

Prof. Márcio Camargo

Márcio Camargo é Diretor Executivo do Great Place to Work Brasil e Coordenador do Curso Capacitação em Práticas de Liderança e de Gestão de Pessoas nas Organizações na Fundação Vanzolini

Qual a principal desafio de um profissional de liderança (gestor de pessoas)? 

Entendo que o principal desafio de um líder é conseguir conquistar o melhor das pessoas no dia-a-dia e isso ele só consegue quando possui uma legítima preocupação em comunicar de forma transparente e sincera, cuidar de cada uma das pessoas da equipe, desenvolver os profissionais e agir com imparcialidade e respeito.

O que o mercado e as empresas esperam deste profissional?

O mercado espera que os líderes estejam preparados para gerir pessoas, pois elas são os grandes diferenciais das empresas atualmente.

De que forma ele deve encarar esses desafios?

A primeira questão é que um líder que possui uma equipe precisa entender que algo mudou no seu dia-a-dia. Enquanto era técnico, os resultados vinham pelo seu próprio esforço e agora os resultados vêm do trabalho da equipe, portanto quanto melhor gerir e cuidar das pessoas de sua equipe, melhores serão os resultados do negócio.

A busca por capacitação ou atualização profissional é um bom caminho para auxiliar neste processo? Por quê?

Entendo que buscar uma preparação através de programas de capacitação é um dos caminhos viáveis de desenvolvimento, desde que o programa preocupe-se verdadeiramente em oferecer ferramentas práticas que possibilitem upgrade em sua atuação com as equipes de colaboradores. O equilíbrio entre a teoria e prática é fundamental para um programa de capacitação, que deve associar cases de liderança, vivências práticas e possibilitar discussões enriquecedoras com outros líderes, gerando networking para troca de práticas de gestão.

Neste contexto, qual o principal diferencial e benefício do Curso Capacitação em Práticas de Liderança e de Gestão de Pessoas nas Organizações  para este profissional?

O Curso Capacitação em Práticas de Liderança e de Gestão de Pessoas nas Organizações tem um programa dinâmico que apresenta de forma prática, com vivências, cases e todo o know-how do Great Place to Work, parceiro do curso, os principais desafios no ciclo de gestão de pessoas. Este é um diferencial do programa que discuti, promove a reflexão e aquisição de competências e práticas que apoiem a condução eficaz de equipes de trabalho, alcançando assim melhores resultados por meio das pessoas.

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Um comentário para “Gestão de pessoas eficaz garante mais lucro às empresas”


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*