Notícia

Fundação Vanzolini participa do Primeiro Alavanca Manaus da Universidade do Estado do Amazonas

Fundação Vanzolini participa do Primeiro Alavanca Manaus da Universidade do Estado do AmazonasCom o tema “Fomentando oportunidades inovadoras e disruptivas para o Polo Industrial de Manaus”, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Agência de Inovação (Agin), em parceria com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) e Fundação Vanzolini, promoveu o 1º Alavanca Manaus 4.0. O evento realizado na noite de quarta-feira, dia 13 de março, aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e contou com a presença de representantes das principais empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), professores e alunos, que tiveram a oportunidade de debater e trocar experiências sobre temas atuais, como: inovação, Indústria 4.0. e liderança voltadas à economia da região amazônica.

“O evento superou todas as minhas expectativas em todos os sentidos. Primeiro pela riqueza dos assuntos tratados e pela convergência de interesses entre as entidades envolvidas. Creio que, nesse sentido, mais do que uma soma de conhecimentos, certamente podemos pensar em uma complementaridade de competências para desenvolver projetos realmente estruturantes para a Amazônia, que poderão servir até de referência para outras regiões”, declara o presidente da Vanzolini, prof. João Amato Neto. Além disso, o prof. Amato destacou a grata surpresa que foi a grande adesão do público, aproximadamente 300 pessoas, ao evento: “a grande adesão do público presente demonstrou a importância do papel da universidade no contexto da Indústria 4.0”.

Fundação Vanzolini participa do Primeiro Alavanca Manaus da Universidade do Estado do AmazonasPara o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o tema do evento propiciou oportunidades inovadoras que vão ao encontro das necessidades da indústria local por meio de propostas que possam aperfeiçoar a pesquisa e inovação. “Estamos contemplando o nascimento de uma nova sociedade da economia digital. E, este deve ser um momento de reflexão da união entre academia, setor produtivo e comunidade. Nossa atuação deve ser voltada a reduzir as desigualdades sociais, tornar as oportunidades mais justas e com mais acesso a melhores condições de educação. Esse é o papel da Universidade para a evolução do Estado do Amazonas”, enfatizou.

De acordo com a diretora da Agin, Kátia Meirelle, o evento foi uma oportunidade de apresentar aos representantes da indústria o potencial da UEA, FUEA e Fundação Vanzolini no desenvolvimento de pesquisas conjuntas e soluções que vão ao encontro das necessidades da indústria local. “A Agin irá gerir o portfólio de ambas as instituições e as soluções propostas para a competitividade do Polo Industrial de Manaus”, conclui Kátia.

Fundação Vanzolini participa do Primeiro Alavanca Manaus da Universidade do Estado do Amazonas

O encontro contou com a apresentação do portfólio de projetos de inovação da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) e da Fundação Vanzolini, que teve como objetivo de debater as possibilidades de atuação para o desenvolvimento da economia no Polo Industrial de Manaus (PIM), que foi conduzida pelo prof. José Renato Santiago, mestre e doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, é professor e consultor na Fundação Vanzolini e na Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA).

O público pode participar ainda da palestra sobre o tema “Liderança” do prof. Léo Fernando Castelhano Bruno, graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Mauá Instituto Mauá de Tecnologia, mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e mestre em Administração de Empresas pela Califórnia American University, e professor colaborador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Clique no link e conheça outras iniciativas da Fundação Vanzolini.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*