Notícia

Fundação Vanzolini participa de auditoria nacional no TCE-AM

Fundação Vanzolini participa de auditoria nacional no TCE-AMA Fundação Vanzolini, que em novembro de 2018 firmou um contrato para a certificação da metodologia do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil, está em Manaus para acompanhar a auditoria nacional de qualidade que está sendo realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A instituição está auditando os procedimentos promovidos pela Atricon nos Tribunais de Contas. A fiscalização da Atricon no TCE acontece até a próxima sexta-feira (13) e tem como objetivo padronizar as ações qualidade dos TCEs em todo país.

A Corte de Contas do amazonense foi uma das cinco selecionadas pela Fundação Vanzolini para participar do processo de certificação. Em Manaus, os técnicos da Vanzolini analisam o processo de avaliação da Atricon com base nos trabalhos realizados no TCE-AM.

“Vamos certificar o processo que a Atricon desenvolveu. Essa certificação passou por acompanha-los na elaboração dos manuais de regras, os critérios de avaliação e na modelagem dos processos de verificação. Agora, acompanhamos a aplicação da ferramenta nos Tribunais de Contas para fazer uma avaliação final. Acompanharemos o processo de avaliação da garantia da qualidade”, explicou o técnico da Fundação Vanzolini, Paulo Bertolini.

Fundação Vanzolini participa de auditoria nacional no TCE-AMOs membros da Fundação Vanzolini e da Atricon foram recebidos, nesta quarta (11), pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, que garantiu o irrestrito apoio as ações das comissões de avaliação.

“O Tribunal de Contas está de portas abertas para receber as comissões de avaliação da Fundação Vanzolini e da Atricon e apresentaremos tudo o que viemos desenvolvendo em busca da excelência na prestação de serviços à sociedade no controle de contas públicas. A realidade do Amazonas é diferenciada por conta das dificuldades logísticas da região, mas buscamos dotar os técnicos do Tribunal de todo aparato necessário para fiscalização das contas públicas e não tenho dúvidas de que a auditoria certificará isso. Todas as críticas são bem vindas em busca da melhoria do trabalho da Corte de Contas no Estado”, disse a conselheira Yara Lins dos Santos.

Avaliação – A presidente da Comissão de Avaliação da Atricon, conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Soraya Victor, ressaltou a importância do acompanhamento dos trabalhos pela Fundação Vanzolini em busca da excelência do controle externo das contas públicas.

Fundação Vanzolini participa de auditoria nacional no TCE-AM“Nosso papel é fazer a garantia da qualidade com base em critérios pré-estabelecidos e que já são de conhecimento dos Tribunais. Para a Atricon, não interessa termos ilhas de excelência em determinadas regiões do país, mas sim que todos os Tribunais tenham excelência com o que se requer. Organiza-se o Tribunal para atender a sociedade e, para isto, precisamos ter um retrato de onde estamos para sabermos onde poderemos chegar”, disse a conselheira Soraya Victor.

Atualmente, o TCE detém nível 3 de certificação de qualidade em uma escala de 0-4 pontos com a análise de 499 itens. A meta deste ano é alcançar a certificação com a pontuação máxima.

Também fazem parte da Comissão de Avaliação da Atricon a conselheira substituta do TCE de Santa Catarina (TCE-SC), Sabrina Nunes Locken; a técnica do TCE de Piauí, Marta Fernandes de Oliveira Coelho; a técnica do TCE da Bahia, Simone Barbosa Costa; e os auditores do TCE do Rio Grande do Sul, Francine Carniel Trevisan e o Paulo Eduardo Panassol.

A previsão é que a auditoria finalize às 11h da sexta-feira com a entrega do Certificado de Garantia de Qualidade do Projeto Nacional Marco de Medição de Desempenho, Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas(MMD-QATC) à presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

Para mais informações sobre certificações acesse o link.

Fonte: Depto. de Comunicação do TCE-AM

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*