Notícia

AUSTA hospital é acreditado com a ONA 3 pela Fundação Vanzolini

 

AUSTA hospital conquista a Acreditação com Excelência ONA 3


O AUSTA hospital recebeu no dia 12 de dezembro de 2019 a Acreditação com Excelência, nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação atesta que o AUSTA hospital alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria continua da qualidade assistencial.

Apenas 164 instituições têm a Acreditação nível 3 entre milhares de hospitais, laboratórios e outros serviços de saúde. Esta certificação é válida por três anos, período após o qual o Hospital passa por nova avaliação, se quiser mantê-la.

“Esta conquista premia a dedicação e o profissionalismo de nossos funcionários e corpo clínico, que há muitos anos aceitaram o desafio de instituir em nosso Hospital a cultura da qualidade e segurança do paciente, referenciada pelos níveis 1, 2 e 3 da ONA”, lembra o cardiologista, Mário Jabur Filho, diretor presidente do Grupo AUSTA. “A ONA 3 certifica que no AUSTA hospital os pacientes encontram um ambiente seguro, com infraestrutura de qualidade, além de atendimento de excelência por parte dos profissionais de saúde. O cuidado na nossa instituição será cada vez mais personalizado e humanizado, próximo de cada profissional e da equipe como um todo”, completou Dr. Jabur.

Segundo a enfermeira Maristela Maricato de Souza, gerente assistencial do AUSTA hospital, para se atingir a excelência em gestão, foi fundamental a mobilização de todos os funcionários para se instituir um sistema de gerenciamento completo de desempenho em todos os níveis. “Temos controle total sobre todos os indicadores em todas as áreas e níveis do Hospital e avaliamos, constantemente, nossos resultados que, em última análise, devem refletir no cuidado. Essa qualidade técnica deve chegar à percepção de quem utiliza a estrutura: pacientes, acompanhantes, nós mesmos, nossa família, bairro, cidade, toda população”, destacou a gerente assistencial.

A Acreditação com Excelência ONA 3 sinaliza para a sociedade que o AUSTA é um Hospital que busca sempre as melhores práticas para garantir a gestão da excelência através de resultados obtidos em relação ao estado de saúde dos pacientes e a sua experiência positiva com o sistema de prestação do serviço. “Todos nós, ao comprar um produto ou utilizar um serviço, queremos ter certeza de que é de qualidade, nos oferece segurança. A ONA 3 atesta tudo isso para nossos pacientes”, declara o médico intensivista e cardiologista, João Carlos Brufatto, diretor técnico do Hospital, referindo-se ao fato de a certificação conquistada pelo AUSTA hospital ser reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A segurança e a qualidade que essa certificação assegura abrangem todo o processo: estrutura física, pessoas, materiais, equipamentos, fluxos de trabalho, protocolos clínicos e registros seguros, além de outros, minimizando erros e eventos adversos na instituição”, finaliza Dr. Bruffato, representante o Conselho Diretivo da instituição no processo de preparação para a certificação, juntamente com o diretor clínico, Dr. José Antônio Zanovelli Affonso.

A conquista da ONA 3 teve satisfação ainda maior para a Diretoria e os funcionários porque o AUSTA pleiteava o nível 2, por ter o nível 1 desde dezembro de 2017. Depois de três dias de auditoria em todos os setores do Hospital, a Fundação Vanzolini, instituição certificadora credenciada pela ONA, concluiu que o centro médio rio-pretense atendia as exigências dos três níveis da ONA.

“Nossos avaliadores constataram que o AUSTA hospital não só atende aos padrões de qualidade e segurança e possui gestão integrada, requisitos para ser acreditado nível 2, mas também demonstrou ter uma cultura organizacional que prima pela melhoria contínua, com maturidade institucional muito grande, o que fez o Hospital ser merecedor da acreditação nível 3”, explicou Bruno Casagrande, gerente de Marketing e Vendas da Fundação Vanzolini, instituição gerida pela Universidade de São Paulo (USP).

A cultura da segurança e do cuidado do paciente no AUSTA hospital precede à decisão de buscar a Acreditação ONA. Desde meados de 2004, a instituição está comprometida com as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial de Saúde. Desde então, o hospital integra um movimento no Brasil em que as instituições de saúde adotam cultura organizacional por meio de planejamento, processos e protocolos, com objetivo de oferecer melhor atendimento e serviços de excelência aos pacientes e demais clientes, com total segurança. Há sete anos, o AUSTA possui o Núcleo de Segurança do Paciente e seu Plano de Segurança, que funcionam de acordo com diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde.

Saiba o que é a ONA

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua.

Fundada em 1999, a ONA se consolidou como principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como a programas da saúde e prevenção de riscos.

 

Fundação Vanzolini, uma das primeiras entidades credenciadas pela ONA para realizar a acreditação em organizações assistenciais da saúde, atua com diversas organizações ligadas ao segmento da saúde, como: hospitais, laboratórios, serviços hemoterápicos, de nefrologia e terapia renal substitutiva, de medicina hiperbárica, de atendimento oncológico, de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços ambulatoriais, de pronto atendimento e de atenção domiciliar, abrangendo o setor público como o privado.

Portanto Acreditação ONA é um processo de educação, avaliação e certificação da Gestão Assistencial e da Qualidade das organizações prestadoras de serviços de saúde (OPSS).

 

 

Confira as fotos:


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*