Notícia

Evento global encoraja a experimentação através do Design Thinking

Evento global encoraja a experimentação através do Design Thinking

A Fundação Vanzolini, através da área de Gestão de Tecnologias, participou, entre os dias 16 e 19 de maio, do GovJam, evento global que encoraja a experimentação, e mobilizou gente do mundo inteiro ao redor de um mesmo desafio secreto, com a missão de encontrar soluções inovadoras para o serviço público. O encontro é resultado de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Comitê Gestor do inovaDay e a Tellus Escola de Inovação em Serviços Públicos.

Com objetivo central de mudar o ponto de vista de quem trabalha em governo, desenvolvendo um determinado olhar sobre problemas complexos, o GovJam anunciou simultaneamente a todos os participantes o enigma secreto desta edição que teve relação com ruídos urbanos, questão urgente que aflige o morador das grandes cidades.  Toda a dinâmica dos times participantes foi conduzida por meio do design thinking, abordagem que tem o foco na pessoa, neste caso, no cidadão.

Os grupos foram às ruas ouvir moradores e suas necessidades, prototiparam os serviços criados, usando os materiais disponíveis como legos e cartolinas, e depois tiveram poucas horas para gravar o resultado e publicar em uma plataforma global. As criações variaram desde serviços voltados a deficientes visuais, passando pela criação de espaços de convivência, aplicativos que dão voz aos cidadãos incomodados com a poluição sonora, até ferramentas de informação sobre os transportes urbanos.

Fonte: www.vanzolini-gte.org.br


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*