Com o objetivo de entregar uma obra com baixo impacto ambiental, com soluções arquitetônicas que evitassem salas de aulas muito frias no inverno ou muito quentes no verão e isentas de problemas de iluminação, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), responsável pela rede física escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, optou pelo Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental). A certificação de sustentabilidade desenvolvida e adaptada à cultura e ao mercado da construção civil brasileira, pela Fundação Vanzolini, a partir do processo francês HQE Aménagement, permitiu à FDE realizar a gestão de sustentabilidade da Escola Estadual Ilha da Juventude, na Vila Brasilândia, zona Norte de São Paulo – entregue à população pelo governo estadual, no último dia 16 de maio.
Segundo o professor Manuel Martins, coordenador do Processo AQUA, da Fundação Vanzolini, “dentro do programa de necessidades da FDE, os projetistas conseguiram aprimorar a utilização dos brises da fachada, aproveitando ao máximo a iluminação natural”. Na categoria conforto térmico, a ventilação natural e a incidência de luz solar seguiram as variações das estações do ano. O brise filtra a radiação solar direta e evita a insolação excessiva.
Outra mudança foi o tratamento acústico da escola, que demandou uma análise global do impacto dos ruídos e a interferência do som das quadras poliesportivas nas salas de aula. As soluções foram o tratamento das quadras com isolante acústico no contrapiso e o uso de portas mexicanas maciças nas salas para bloquear o som.
O projeto foi certificado nas fases programa e concepção e teve a participação da Inovatech Engenharia, empresa de consultoria para soluções de sustentabilidade na construção civil, dos escritórios de arquitetura Metrópole, que executou o projeto padrão, e do Projeto Paulista, responsável pela implantação. Essa opção por utilizar brises feitos de telhas metálicas perfuradas, na fachada da escola, para melhorar o desempenho em termos do conforto térmico e visual do prédio, entre outras soluções de sustentabilidade, levaram a obra a ser certificada pelo AQUA.
“O Processo AQUA encorajou a FDE a repensar o projeto de maneira global, com a possibilidade de avaliar o impacto de cada solução sustentável no edifício como um todo”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech e consultor da FDE para projetos sustentáveis. A utilização de brises nas fachadas é prática comum na FDE porém, com a gestão do Processo AQUA, foi possível reavaliar os sistemas construtivos, o que levou a algumas alterações no projeto padrão em busca de melhores índices de desempenho. Além disso, a telha metálica perfurada ajuda na segurança, pois quem está do lado de fora não consegue visualizar o interior da escola.
RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM O ENTORNO
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Solução
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Benefícios
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Bicicletários
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Incentivar transportes pouco poluentes e prover espaço seguro para o estacionamento das bicicletas para alunos e funcionários
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Qualidade dos espaços em geral e das edificações vizinhas
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Garantia de acesso às vistas e à iluminação natural tanto na escola como no entorno, assim como identificação dos incômodos sonoros e fontes de poluição e de odores.
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Plantio de árvores nativas (TCA)
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Criação de espaço externo agradável e arborizado
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ESCOLHA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS
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Solução
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Benefícios
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Utilização de tintas à base de água
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Redução da emissão de compostos orgânicos voláteis em ambientes interiores
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Conformidade de materiais e serviços atestada por laboratórios credenciados
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Garantir a qualidade, adequação e durabilidade do edifício e de seus componentes
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Utilização de materiais de origem próxima à obra (até 300 km)
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Redução das emissões de GEE
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Uso do cimento CP III
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Incorporação de resíduos de outras indústrias na produção de novas matérias prima e menor emissão de gases do efeito estufa
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Utilização de elementos pré-fabricados na estrutura
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Redução de resíduos gerados no canteiro e agilidade na obra
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CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL
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Solução
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Benefícios
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Triagem dos resíduos do canteiro de obras
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Redução do volume de resíduos encaminhado aos aterros
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Elaboração do Plano de Geração de Resíduos da Construção Civil
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Prover a destinação correta dos resíduos de construção civil
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Reaproveitamento de terra, restos de argamassa e fragmentos de blocos de concreto em aterramento e contrapiso.
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Redução da quantidade de resíduo que teve que ser retirado da obra
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Aspersão de água no terreno para evitar formação de poeira
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Melhoria da qualidade do ar no canteiro e redução das partículas em suspensão
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Instalação de tanque de decantação para lavagem de ferramenta (água de reuso)
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Redução do consumo de água na obra
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Utilização de tanque de decantação para resíduos de tinta
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Evitar contaminação do solo e reduzir a quantidade total de resíduos que deve ser transportada
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Utilização de lava-rodas com água reutilizada e tanque de decantação
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Minimizar a sujeira nas vias públicas e as perdas de materiais de construção dentro do canteiro
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ECONOMIA DE ENERGIA
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Solução
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Benefícios
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Emprego de lâmpadas econômicas
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Redução do consumo de energia elétrica, já que a iluminação é responsável pela maior parte do consumo da escola
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Divisão da iluminação da sala de aula em 2 circuitos
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Redução do consumo de energia elétrica devido à possibilidade de aproveitar a iluminação natural próxima à janela
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Utilização de sistema de aquecimento solar de água
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Redução do consumo de energia e da carga de demanda na rede de distribuição de energia elétrica
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Iluminação natural em 100% das salas de aula.
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Diminuição da necessidade de iluminação artificial e redução do consumo de energia
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ECONOMIA DE ÁGUA
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Solução
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Benefícios
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Utilização de sistema de aproveitamento de água de chuva para fins não-potáveis
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Redução do consumo e da demanda de água potável
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Utilização de torneiras com acionamento por pressão e arejadores
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Redução da vazão e consequentemente, do consumo de água potável
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Inclusão da escola no Programa PURA da SABESP
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Incentivo ao consumo consciente de água por parte dos alunos e da comunidade que vai frequentar o local nos finais de semana
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GESTÃO DE RESÍDUOS
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Solução
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Benefícios
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Existência de dois abrigos de resíduos (separados por reciclável e não-reciclável)
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Estimular a triagem de resíduos no abrigo intermediário
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Levantamento dos resíduos gerados em escolas públicas
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Tomar providências adequadas para a destinação correta dos resíduos
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OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUSTENTÁVEIS
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Solução
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Benefícios
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Acesso seguro a todas as áreas técnicas e cobertura por meio de escadas marinheiro
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Facilitar as rotinas de conservação e manutenção, garantindo a segurança e não ocasionando incômodos relevantes aos funcionários e alunos
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Presença de passadiço técnico com função de brise horizontal
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Facilitar as rotinas de conservação e manutenção
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Presença de shaft inspecionável, de fácil acesso
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Facilitar a manutenção do sistema hidráulico
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CONFORTO TÉRMICO E QUALIDADE DO AR
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Solução
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Benefícios
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Partido arquitetônico que favorece a ventilação natural cruzada
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Garantia de conforto térmico aos usuários, particularmente no verão
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Presença de grandes caixilhos basculantes com possibilidade de abertura
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Qualidade do ar aos usuários
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Presença de telhas metálicas com função de brise
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Bloqueio de parte da radiação solar direta, reduzindo a carga térmica do edifício
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Cobertura metálica do tipo sanduíche com lã de vidro
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Redução da carga térmica do pavimento, em função da lã de vidro (isolante térmico)
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Presença de lanternim na cobertura, associada à telha metálica tipo sanduíche
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Garantia da renovação de ar adequada e melhoria da sensação térmica dos usuários da quadra
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CONFORTO ACÚSTICO
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Solução
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Benefícios
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Realização de um estudo específico de acústica
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Melhoria acústica dos ambientes de trabalho de ocupação prolongada
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Utilização de isolante acústico no contrapiso da quadra poliesportiva
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Melhoria da qualidade acústica das salas de aula do 2º pavimento, evitando a propagação do ruído de impacto
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Utilização de lã de vidro na cobertura
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Evitar a propagação de ruído aéreo da quadra para a vizinhança, gerando conforto aos moradores do entorno.
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Instalação de forro mineral nos corredores das salas de aula
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Garantir conforto acústico nas salas de aula.
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Instalação de portas maciças tipo mexicana nas salas de aula
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Garantir conforto acústico nas salas de aula.
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CONFORTO VISUAL
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Solução
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Benefícios
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Acesso à luz do dia nos espaços de trabalho de permanência prolongada
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Melhoria do conforto visual dos usuários
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Acesso às vistas exteriores a partir dos espaços de trabalho de permanência prolongada
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Melhoria do conforto visual dos usuários
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Presença de telha metálica perfurada com função de brise para reduzir a incidência solar direta
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Melhoria do conforto visual dos usuários
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Instalação de película nos vidros da janela da sala de informática em uma altura de 1,20 m
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Evitar o ofuscamento na lousa e nos monitores dos computadores
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Estudo do fator de luz do dia nas salas de aula e nos espaços administrativos
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Garantia do conforto visual dos usuários
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