Notícia

Coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini lança livro sobre indicadores de desempenho

Coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini lança livro sobre indicadores de desempenhoNo último dia 28 de março, o professor Paulino Graciano Francischini, coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini e POLI-USP, lançou, em parceria com a professora de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Andresa S. N. Francischini, o livro Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPIs e obter resultados, que reúne pesquisa acadêmica e experiência dos autores como professores universitários, consultores de projetos de melhoria de produtividade e pesquisadores nas áreas de Economia e Internacionalização de Empresas.

Primeiro o objetivo, depois o indicador: essa é a principal lição que os autores pretendem transmitir neste livro. Basicamente, objetivo é a resolução esperada de um problema que o gestor enfrenta em sua rotina diária. Assim, para que o seu sistema de medição de desempenho seja eficaz, é necessário ter claro quais requisitos acordados ou esperados pelos seus clientes internos e externos que o gestor não está sendo capaz de entregar. O gestor vai perceber que não é simples focar nos problemas relevantes, ele tem que resolver e deve contar com a ajuda de sensores de coleta e ferramentas de tratamento de dados, que permitam obter informações para evidenciar esses problemas.

Coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini lança livro sobre indicadores de desempenhoO termo Key Performance Indicators mostra que monitorar poucos indicadores é essencial, para que o gestor possa focar o investimento de tempo e recursos para atuar no processo produtivo que gerencia. Outra lição importante é que todo indicador deve ter uma meta, ou seja, um valor que deve ser atingido em determinado período de tempo. A diferença entre o valor atual do indicador e a meta é chamada de gap ou lacuna. A detecção do gap deve levar o gestor a descobrir a causa e implementar ações corretivas. Em outras palavras, os indicadores devem levar o gestor a agir para conseguir o resultado esperado.

O lançamento do livro Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elabora KPIs e obter resultados aconteceu no Centro Histórico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mais informações sobre o livro, no site da Editora Alta Books: clique aqui.

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

2 comentários para “Coordenador do MBA em Gestão da Produção da Fundação Vanzolini lança livro sobre indicadores de desempenho”


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*