Notícia

Conecticidade: Planejamento de longo prazo e tecnologias gerando qualidade de vida são o foco da segunda edição

No dia 10 de novembro de 2020, será realizado no formato on-line, a segunda edição do seminário Conecticidade: Conectando Ideias e Tecnologia.

O 2º Conecticidade: Conectando Ideias e Tecnologia terá como foco central a organização de uma cidade para que ela consiga oferecer boa qualidade de vida para o cidadão, o que exige, “além da tecnologia, planejamento de longo prazo e contínuo, com um horizonte ideal de 20 a 30 anos”, informa Marcelo Pessôa, coordenador geral do Seminário, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini, instituição realizadora do evento em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP).

O planejamento de longo prazo – que em Londres, por exemplo, é de 50 anos – encontra exemplos bem sucedidos no Brasil, como Maringá (PR), que estará entre os casos de sucesso apresentados. Um dos principais benefícios citado pelo prof. Pessôa é “a mobilização da sociedade civil, que trabalha em conjunto com o governo local, garantindo o cumprimento do plano independentemente de quem está na Prefeitura”.

Neste momento, em que o mundo passa por situações de instabilidades diversas, resultantes da pandemia do novo coronavírus, a estruturação das cidades traz benefícios. “A Covid-19, no caso do Brasil, gerou vários problemas que não teriam impactado da mesma forma se nossas cidades fossem estruturadas e organizadas. A pandemia escancarou uma série de tecnologias existentes e não utilizadas, acelerando a transformação digital em todas as áreas”, reforça Pessôa.

Programação

Na programação, sete painéis e uma mesa redonda de encerramento tratam de cidades inteligentes (smart cities), com temas como: planejamento de longo prazo, normas da ABNT para comunidades sustentáveis, mobilidade urbana e compartilhada, big data e casos de sucesso.

Entre os palestrantes, estão acadêmicos e empresários com expertise reconhecida no assunto, inclusive internacionalmente, como é o caso de Jean-François Soupizet, do francês Futuribles International; e David Paul Steves, responsável pelo escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desasatres, sediado em Bonn, na Alemanha.

Os especialistas brasileiros são: Clarice M. O. Kobayashi, do Grupo Conecticidade; prof. Alex Abiko, coordenador da ABNT/CEE-268 e professor titular em Gestão Urbana e Habitacional da Poli-USP; Iara Negreiros, consultora associada na SPIn, membro de Normas ABNT/CEE-268 “Cidades e comunidades sustentáveis” e especialista em Auditoria e Planejamento Urbano; prof. José Quintanilha, da Poli-USP; Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR); Rubens de Almeida, engenheiro da Informação e membro fundador do GISBI; e Carolina Bracco Delgado de Aguilar, gerente de GeoProcessamento  e Licenciamento da Prodam/SP, do grupo de implantação do SIG/SP – GEOSAMPA da Prefeitura de São Paulo; entre outros.

Público-alvo

O seminário Conecticidade é voltado a professores, pesquisadores, empresários, profissionais das áreas de engenharia, urbanismo, arquitetura, infraestrutura e funcionários dos governos estadual e municipal, envolvidos com as áreas de inovação, fomento, desenvolvimento local, parcerias, iniciativas públicas-privadas, entre outras. A meta é atrair representantes dos governos municipais e estaduais, que atuem nas áreas de Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade, Mobilidade, Inovação e Empresas fornecedoras de Infraestruturas para IoT.

Inscrições

Com inscrições gratuitas e transmissão via internet, o evento é realizado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, com apoio do CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, do Grupo de “Conecticidade: Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo” do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO Poli-USP) e do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

As inscrições são imprescindíveis para acesso ao link da transmissão. Inscrições, programa e mais informações em https://www.sympla.com.br/2-edicao-seminario-conecticidade-conectando-ideias-e-tecnologias__1022863.

O evento também tem por objetivo a divulgação do Grupo de Pesquisa vinculado ao Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PRO POLI USP), que é o tema do evento, e conta com a participação de membros de diversas instituições, compondo um importante núcleo de pesquisa sobre Cidades Inteligentes, as chamadas Smart Cities, no Brasil. https://www.conecticidade.org.br/

Serviço:

Conecticidade: Conectando Ideias e Tecnologia

Data: 10 de novembro de 2020, das 9 às 17horas

Inscrições gratuitas e informações: https://www.sympla.com.br/2-edicao-seminario-conecticidade-conectando-ideias-e-tecnologias__1022863.

Sobre a Fundação Vanzolini:

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas,  que realiza com total caráter inovador. Centro de Referência Internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.

 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*