Fundação Vanzolini

O que esperar do Lean Seis Sigma: tendências e cases reais

25 de agosto de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

Você sabe o que é Lean Six Sigma? Acompanhe o texto até o final e entenda porque a certificação Lean Six Sigma é tão importante para o seu negócio!

 

Para elevar a sua empresa a um alto nível de qualidade produtiva, é indispensável que você compreenda o que é Lean Six Sigma.

Além da brasileira Ambev, marcas consagradas no mercado internacional como Nike, Toyota, Intel e Ford também atingiram seu sucesso graças à aplicação da metodologia Lean Six Sigma.

Quer saber mais sobre esse método? Leia até o final e entenda como ele pode ser aplicado na gestão da sua empresa. Aprecie a leitura!

O que é Lean Six Sigma? Entenda a estrutura

O primeiro passo para entender o que é Lean Six Sigma é saber que essa metodologia é a junção de dois processos de gestão distintos: o Lean Manufacturing e o Six Sigma.

Lean

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão criada nos anos 40, durante a era toyotista. Seu principal objetivo é eliminar quaisquer tipos de desperdícios em um processo produtivo.

Amplamente recorrentes nas empresas, existem 7 principais “gargalos” que prejudicam uma cadeia de produção e são combatidos pelo método Lean. São eles:

  1. Processamento desnecessário: operação ineficiente que provoca aumento do tempo de produção;
  2. Movimentação desnecessária: deslocamento frequente de colaboradores de um lugar a outro;
  3. Estoque excessivo: mercadorias em quantidade exagerada, que provocam problemas de armazenamento e espera de venda;
  4. Superprodução: Produção desenfreada, sem acompanhar a demanda de pedidos, gerando desgaste na equipe e problemas de estoque;
  5. Espera: quando a equipe fica esperando o recebimento de matéria-prima ou algum outro item necessário na etapa produtiva;
  6. Defeitos: erros que geram retrabalho e tempo extra;
  7. Transporte: ação desnecessária de levar produtos ou peças de um lugar a outro no ambiente de trabalho.

Six Sigma

Enquanto o Lean se preocupa em eliminar desperdícios e enxugar o tempo de produção, o Six Sigma é um conjunto de esforços qualitativos, que buscam evitar defeitos nos produtos e serviços.

Criado nas atividades da Motorola nos anos 80, esse método se destaca pela ação objetiva de identificar os problemas produtivos e agir diretamente com foco na solução.

Para garantir a eficiência da metodologia, alguns termos como os Belts e a DMAIC são colocados em prática, conforme você entenderá melhor abaixo.

DMAIC

A principal estratégia por trás da metodologia Six Sigma é a DMAIC, sigla para “Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar”. Vejamos melhor o que é cada uma dessas etapas:

  • Definir: etapa inicial de observação das necessidades da empresa e definição objetiva das metas que se deseja atingir;
  • Mensurar: após a primeira abordagem, inicia-se um processo de registro de dados, que são os números obtidos a partir da observação;
  • Analisar: com esses números em mãos, entra a etapa de análise cuidadosa dos dados, para identificar os erros e defeitos que precisam ser reparados;
  • Incrementar: a partir da análise, chega o momento de se trabalhar com a solução para os problemas encontrados;
  • Controlar: com o desenvolvimento de um novo padrão de busca contínua pela excelência do projeto, a intenção dessa etapa é manter a qualidade.

Cada etapa é fundamental para entender o que é Lean Six Sigma. Por meio da aplicação prática da DMAIC no seu negócio, os indicadores de qualidade do processo dispararão em 99,9996% de eficácia!

O profissional Green Belt

Dentro da organização interna do Six Sigma, existe uma classificação que categoriza as funções específicas de responsabilidade do gestor, são os chamados Belts (cinturões, em português).

Imagine o exemplo de uma determinada arte marcial. Você inicia o treinamento no nível mais básico, representado pela faixa branca, e progride até o mais elevado, que é a faixa preta.

Essa analogia é fundamental para compreender o que é Lean Six Sigma, afinal, a mecânica é a mesma, iniciando com o White Belt e podendo evoluir até o Master Black Belt.

Nessa classificação, o Green Belt é o gestor que já superou os níveis iniciais (White e Yellow Belt) e tem um foco mais direcionado ao aprimoramento de processos.

Ao obter a  certificação Lean Six Sigma, você estará habilitado a liderar os projetos de melhoria contínua com mais propriedade, devido à bagagem das experiências anteriores.

Além disso, uma das principais funções do Green Belt é a análise minuciosa de dados estatísticos dos processos e os problemas que prejudicam a sua execução.

Atrás apenas do Black Belt e do Master Black Belt, a certificação Green é uma das mais requisitadas do mercado, em virtude da versatilidade e da alta importância de suas funções.

Casos e tendências da metodologia Lean Six Sigma

Agora que você já sabe que Lean e Six Sigma são duas metodologias que se unem para buscar a excelência do trabalho, é hora de ilustrarmos com um exemplo!

Imagine que, numa hipotética indústria alimentícia, os colaboradores da linha de produção devem passar por uma barreira sanitária para higienização das mãos, antes de entrar no setor.

Essa é uma exigência das normas de manipulação de alimentos e a empresa está dentro dos parâmetros, o que mostra um compromisso com a qualidade do produto.

O problema é que essa barreira não foi colocada em um ponto estratégico e, após a lavagem das mãos, a equipe precisa se deslocar por um longo trajeto até chegar ao posto de trabalho.

Esse descolamento ocasiona um atraso diário de alguns minutos na produção e dificulta a boa execução do processo de fabricação.

Uma maneira simples de resolver o problema é trocar o ponto de higienização de lugar, deixando-o mais próximo do setor para evitar uma movimentação desnecessária.

Aplicando o conceito de enxugamento nesse caso, há economia de deslocamento, de tempo e o processo fica mais otimizado para potencializar a produção.

O trabalho do gestor Green Belt seria observar essa situação, medir exatamente quanto tempo cada funcionário estava levando para se movimentar sem necessidade e propor essa adaptação aos diretores da empresa.

A importância da certificação Lean Six Sigma

Diante da altíssima relevância do profissional Green Belt e da metodologia como um todo, a certificação Lean Six Sigma é uma maneira de demonstrar ao mercado a sua capacitação profissional.

Da perspectiva do empregador, contratar alguém certificado significa trazer qualidade técnica e experiência ao empreendimento, o que vai melhorar consideravelmente o trabalho e as vendas.

Já pelo lado do empregado, terá mais chances de ser integrado a equipes capacitadas e simpatizantes ao método Lean Six Sigma, o que pode gerar um valioso crescimento profissional.

Essa certificação é obtida por meio de cursos específicos e também programas de capacitação ofertados pelas próprias empresas a fim de melhorar os indicadores da equipe.

Conclusão

Como você percebeu, organização é uma palavra-chave para compreender o que é Lean Six Sigma no mercado moderno.

A partir da junção de duas metodologias, resulta-se numa estratégia poderosa e comprovadamente eficaz para melhorar a qualidade do seu negócio como um todo.

Otimizando processos de trabalho, os colaboradores ficam mais felizes e realizados, desse modo, produzem com mais motivação, o que dispara no faturamento do seu negócio!

Invista em capacitação para a sua equipe! Aproveite os nossos cursos especiais e leve a metodologia Lean Six Sigma para dentro da sua marca!

Fontes:

caetreinamentos.com.br

kanbanize.com

Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

 

Conheça os cursos de Lean Seis Sigma da Fundação Vanzolini.

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados