Evento

Quality Assurance nos projetos ágeis: o que ajuda e o que atrapalha

 Quality Assurance nos projetos ágeis: o que ajuda e o que atrapalha

Diversas vezes a agilidade em projetos tem sido entendida como rapidez. Em parte, isso é verdade. A rapidez obriga que as pessoas envolvidas economizem os recursos e evitem desperdícios. Então, a palavra de ordem é fazer o que é necessário e somente ele. No entanto, na pressão pela urgência, não se dá a devida atenção com os níveis de qualidade exigidos e acordados com os stakeholders. Essa palestra resgata um importante conceito das metodologias tradicionais, que é o Quality Assurance aplicado tanto ao processo de fazer quanto ao resultado do trabalho, fazendo o participante a refletir que entregar rápido é necessário, mas entregar o correto é certo é o que agrega valor ao negócio.

PROGRAMA

Nesta palestra serão debatidos os seguintes aspectos:

  • Exigências da Agilidade;
    ○ Não ao desperdício
    ○ Responsabilidade
    ○ Responsividade
    ○ Trabalho em equipe
  • Exigências da Qualidade;
    ○ Escopo
    ○ Aceitação
    ○ SLA
    ○ Padronização
    ○ De volta para o passado
  • QA: o que ajuda;
  • QA: o que atrapalha;

FACILITADORES

Antonio Carlos Tonini – Doutor (2012) e Mestre (2006) em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da USP. Graduado em Economia pela FEA-USP (1976). Experiência na gestão e mudanças de ambientes de tecnologia da informação, elaboração de planejamento alinhado à governança corporativa, direcionamento dos recursos para criação de valor e mobilização das competências tecnológicas, elaboração de organização de áreas de qualidade de sistemas de informação e testes de software, aplicação de modelos ágeis. Consultor pela Fundação Vanzolini em diversos projetos de negócios em TI e gestão empresarial. Docente em cursos de pós-graduação e de especialização (Gestão da Qualidade, Qualidade de Software, Métricas de TI, Administração Industrial e Gerencia de Projeto para TI) na Fundação Vanzolini, no IBTA e na UNIMEP. Exerceu funções gerenciais nos últimos 20 anos em empresas nacionais e internacionais. Trabalhou como Analista de Negócio e de Sistemas. Participa de grupos de interesse em Qualidade de Software (Software Process Improvement Network, SPIN-SP); Análise de Negócio (International Institute of Business Analys Brasil, IIBA-BR), Testes de software (Certified Tester Foundation Level, CTFL), Teoria das Restrições. Publicou diversos artigos acadêmicos e profissionais e livros.

Carlos José Locoselli – Experiência como professor. desde 1971 Atua na área de TI desde 1977. Especialista em metodologias de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas desde 1986. Licenciatura Plena em Matemática do Centro Universitário Fundação Santo André (1972) e Centro Universitário Assunção (1977). Especialista em Qualidade de Software pelo Curso de Pós Graduação de Gestão da Qualidade de Software do Centro Universitário SENAC SP (2011). Cursando Pós Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC SP (2017). Conselheiro do IIBA Capítulo São Paulo; Professor em Cursos de Pós-Graduação na Fundação Vanzolini; Professor em Cursos de Pós-Graduação no Centro Universitário SENAC SP e Professor em Cursos de Pós-Graduação nas Universidades Anhembi Morumbi. Expert em ciência da computação, com ênfase em metodologias e técnicas de SI. Expert em Metodologias e Processos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios, Metodologias, Processos e Qualidade de Sistemas e Software, BPM e Análise de Negócios.

Rodrigo Franco Gonçalves – Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2004) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, projeto e desenvolvimento de sistemas e inovação tecnológica. Atua nas seguintes áreas: gestão da produção, engenharia econômica e financeira, sistemas de informação, gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo. Atualmente, é professor titular do programa de pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção da UNIP, professor do departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e professor de pós-graduação lato sensu da USP/Fundação Vanzolini.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Data: 12/06/2019 (quarta-feira)
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Unidade Paulista – Avenida Paulista, 967 – 3º andar
Vagas Limitadas – Inscrições até 10/06/19

 Inscreva-se Noite Em Dia

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter