Evento

Palestra :: Redução de Danos: um caminho possível

 

REDUÇÃO DE DANOS: UM CAMINHO POSSÍVEL

A parceria entre a Fundação Vanzolini e a Fundação Porta Aberta – instituição de apoio ao tratamento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas – promove novo evento gratuito no ciclo de palestras ‘Noite em Dia’, desta vez, com o título:

“Redução de Danos: um caminho possível”

O encontro ministrado por Maria Carolina Pacheco, Psicóloga e Musicoterapêuta, tem o objetivo debater e ampliar a compreensão sobre a Redução de Danos Emancipatória como uma política de cuidado possível para consumidores de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Público-alvo

Profissionais da área da saúde, assistência social, educação ou cultura; estudantes. Membros de Grupos de Mútua Ajuda voltados para atender dependentes químicos, profissionais da área da segurança pública, saúde, ONGs e sociedade em geral. Profissionais e estudantes da área jurídica.

Sobre a Palestrante

Maria Carolina dos Santos Cruz Pacheco

Psícóloga e Musicoterapêuta.Pós-graduada em Terapia Comunitária pela UNIFESP. Experiencia na área de Saúde mental e Social. Abordagem Plurimodal, realizada na Argentina pelo Grupo ADIM de Musicoterapia, formação em Intervenções em Situações Limite/Desorganizadoras pelo Instituto SEDES SAPIENTIAE, e Introdução ao Diálogo pela UMAPAZ. Experiência de trabalho em: SUS (Supervisora de Campo do Consultório na Rua, Gerente do Centro de Convivência Conviver, coordenou Escola de Redução de Danos), ONGs (Centro da Criança e do Adolescente, Abrigo, Supervisão em Núcleo de Proteção Psicossocial Especial), na área educacional foi tutora de dois programas de educação à distância: Supera e Fé na Prevenção pela UNIFESP. Atuou junto à coordenação de Saúde Mental do município de Embu das Artes nos projetos da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial): Projeto de Protagonismo Social de usuários e familiares de Saúde Mental, membro da Equipe de Coordenação do Intercâmbio entre RAPS – Rede Preceptora (projeto do Ministério da Saúde), participou em articulação da RAPS regional, Gestão de projetos de articulação da Saúde Mental no município. Membro da equipe de gestão do projeto de Economia Solidária Uniarte. Realizou a gestão e implantação da Mostrarte: os inumeráveis estados do ser – mostra de Arte e Saúde Mental no município. Coordenou o Programa de Capacitação da Escola de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes – programa Ministério da Saúde – realizado pelo grupo de Estudos em álcool e outras Drogas da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP. Realizou Supervisão de Campo da Equipe de Agentes de Redução de Danos. Participou no planejamento e implementação de Escola de Redução de Danos no município. Membro fundadora do Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos em Embu das Artes e no Fórum Estadual de Redução de Danos do estado de São Paulo até o ano de 2012. Atualmente coordena um Serviço Residencial Terapêutico em São Paulo e promove cursos nas áreas de Saúde Mental e Direitos Humanos pela Contato Coletivo.

Coordenação

Prof. Mauro Spinola

Informações adicionais

Data: 27/11/2018 (terça-feira)
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Unidade Paulista – Avenida Paulista, 967 – 4º andar
Vagas Limitadas – Inscrições até 26/11/2018

Inscrição - Palestra :: Prevenção ao uso de drogas 

 Noite Em Dia   Fundação Porta Aberta

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter