Evento

Palestra :: Drogas: tolerância zero ou redução de danos?

Palestra Drogas tolerância zero ou redução de danos

A parceria entre a Fundação Vanzolini e a Fundação Porta Aberta – instituição de apoio ao tratamento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas – promove novo evento gratuito no ciclo de palestras ‘Noite em Dia’, desta vez, com o título:

 “Drogas: tolerância zero ou redução de danos?”

O encontro ministrado pelo Prof. Dr. Gustavo Venturi objetiva discutir formas de abordagem ao tratamento de dependentes químicos.

Debater as vantagens e desvantagens da tolerância zero ao uso de álcool e drogas no tratamento de dependentes e as vantagens e desvantagens da utilização da redução de danos neste tratamento. Comparar estes processos e refletir sobre as formas de abordagem ao tratamento e acompanhamento destas pessoas.

Sobre o Palestrante

Prof. Dr. Gustavo Venturi – Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado em Sociologia (1995) e doutorado em Ciência Política (2003), ambos pela USP. Estruturou e coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (1997/08), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais da diferença (gênero e identidades sexuais, raça e etnias, classe social, juventude e velhice). Atualmente articula esses temas em pesquisa sobre moralidade, tolerância às diversidades e direitos humanos. Foi diretor da Criterium Assessoria em Pesquisas (2001/08), focada na avaliação de políticas públicas, e trabalhou 11 anos no Instituto de Pesquisas Datafolha (1985/96), dirigindo-o por 4 anos. É coordenador-adjunto do Consórcio de Informações Sociais (CIS, fruto de convênio USP/Anpocs) e tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC nas Ciências Sociais da USP. Pesquisador do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids- USP) e do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP- Unicamp).

Coordenação

Prof. Mauro Spinola

Programação

19h30 – Abertura

20h00 – Palestra “Drogas: tolerância zero ou redução de danos?” – Prof. Dr. Gustavo Venturi

21h30 – Coffee-Break

Informações adicionais

Data: 18/10/2017 (quarta-feira)
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Unidade Paulista – Avenida Paulista, 967 – 4º andar
Vagas Limitadas – Inscrições até 17/10/2017

Inscrição - Palestra :: Prevenção ao uso de drogas 

 Noite Em Dia   Fundação Porta Aberta

____________________

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter