Evento

Palestra :: Desafios da Implantação de Cidades Inteligentes em função da Interdisciplinaridade

Palestra :: Benefícios obtidos na implantação de Cidades Inteligentes – Cenário Internacional

A Fundação Vanzolini promove novo evento gratuito no ciclo de palestras ‘Noite em Dia’, desta vez, com o título:

 “Desafios da Implantação de Cidades Inteligentes em função da Interdisciplinaridade”

 

No dia 12 de dezembro, das 9h às 12h, será realizada uma nova palestra do ciclo organizado pelo grupo de pesquisa CONECTICIDADE. O evento discutirá os resultados dos estudos e das investigações transdisciplinares do grupo de pesquisa da POLI-USP, no período 2017 e 2018, sobre os Modelos Sistêmicos para Cidades Inteligentes.

Serão abordados os conceitos envolvidos na modelagem sistêmica para formulação, construção e gestão de cidades inteligentes e também a sua aplicação.

Público-Alvo:

Arquitetos e urbanistas, engenheiros, profissionais e empresas atuantes e interessados na área de Cidades Inteligentes (Smart Cities), incluindo os campos de gestão de resíduos sólidos municipais, planejamento urbano, tecnologias para gestão e operação das cidades, sustentabilidade no meio urbano, BLOCKCHAIN, softwares e hardwares aplicados, administração e gestão das cidades.

Palestrante:

Saide Kahtouni

Arquiteta Urbanista, FAUUSP, 1986. Consultora NUTAU-USP para projetos ambientais desde 2015. Diretora técnica da LPK desde 1994. Pós-doutorado pelo Prourb – Programa de pós-graduação em Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2011). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo na área de concentração História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (2003) com tese sobre a história da paisagem urbana e processos da urbanização paulistana, especialmente relacionados às águas e implantação de obras hidráulicas, que resultou no livro “Cidade das águas”, publicado pela editora Rima, de São Carlos, em 2004.

Com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, em Estruturas Ambientais Urbanas, concluído em 1993. Curso de especialização em Gestão e Tecnologias Ambientais, pela Escola Politécnica da USP (1998). Faz parte dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Paisagem, do Prourb, coordenado pela profa. Dra. Lucia Costa, Grupo CONECTICIDADE, Poli-USP, Eng.de Produção, coordenado pelo prof. Titular Marcelo Pessoa. É também colaboradora no IEA-USP.

Tem experiência de mais de 25 anos de prática e docência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da urbanização, paisagem urbana, seus fundamentos e história, relações entre a infraestrutura e os sistemas de engenharia e o desenho urbano e de paisagem, equipamentos urbanos, e em consultoria ambiental. Foi Presidente Nacional da ABAP- Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (2009-2011) e delegada Internacional da IFLA- International Federation of Landscape Architects. Tem atuado da ABNT desde 2014.

Marcelo Schneck de Paula Pessôa

Vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e Presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini. É Engenheiro Eletrônico, Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da USP. Possui mais de 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás.

Tem se dedicado a pesquisas na área de qualidade de software, tendo orientado mais de trinta dissertações e teses sobre esse tema. Atualmente é membro do grupo Conecticidade que pesquisa a aplicação prática de conceitos envolvendo planejamento urbano e tecnologias visando a melhoria dos serviços urbanos e suas possíveis aplicações nas cidades.

Informações Gerais:

Data: 12/12/2018 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 12h00
Local: Centro de Treinamento  – Fundação Vanzolini
Endereço: Av. Paulista, 967 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
Vagas Limitadas – Inscrições até 10/12/18 (Evento Gratuito) 

 Inscreva-se Noite Em Dia

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter