Evento

Economia Circular na prática e suas oportunidades de negócio

Economia Circular na prática e suas oportunidades de negócio

Em busca de alinhamento entre lucratividade, sustentabilidade e responsabilidade em seus negócios, o conceito de economia circular vem se mostrando como além de importante socialmente e ambientalmente mas também bastante lucrativa para modelos de negócios eficientes e inovadores.

O objetivo desta palestra é apresentar conceitos relacionados à economia circular sob o ponto de vista acadêmico e corporativo, alinhando anos de experiência na economia clássica com a agilidade e dinamismo das startups.

Ao participar, além de se conscientizar sobre assunto, o público receberá insights sobre como trazer estes conceitos para a sua realidade com experts no campo de negócios e economia.

CONTEÚDO

  • Os limites dos modelos lineares da economia;
  • Os benefícios da Economia Circular e as diferentes economias;
  • Cases e experiências de aplicação da Economia Circular;
  • Avaliação de novos modelos de negócios voltados às empresas.

SOBRE OS PALESTRANTES

Eduardo Küpper – MBA pela Wharton Business School e MA em Estudos Internacionais pelo The Lauder Institute, na Universidade da Pensilvânia, cofundador da Wharton Alumni Angels Brasil, e professor da Fundação Vanzolini no MBA em Gestão da Produção.

Daniel de Oliveira Mota – Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Engenharia Industrial e de Sistemas – North Carolina A&T State University (2009) e doutor em Engenharia Naval – Universidade de São Paulo (2016). Foi pesquisador em tempo integral no CILIP-USP (Centro de Inovação em Logistica e Infraestrutura Portuária – USP). Ex-aluno do SCALE-2014 realizado no departamento de transporte do Massachusetts Institute Of Technology. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em modelagem de sistemas (determinísticos e estocásticos). Consultor em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação, otimização, logística, six-sigma, gerenciamento de projetos.

Reinaldo Pacheco da Costa – Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor assistente doutor da Universidade de São Paulo e Coordenador da incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP. Experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Economia da Produção e Economia Solidária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento da produção, sistemas de custos, análise de investimentos, formação de preços e sistemas de apoio à decisão. Atividades Profissionais: Sócio da firma PPE – Engenheiros Associados S/C Ltda., desde 1992; Gerente da Divisão de Engenharia Econômica da COPERSUCAR, 1983 a 1990. Gerente do Departamento de Transportes da Ultragaz S.A., 1982 a 1983. Engenheiro da Comissão de Financiamento da Produção do Ministério. da Agricultura, 1980 a 1981. Gerente do Departamento de Operações do Terminal Marítimo de Sepetiba/RJ – Minerações Brasileiras Reunidas, 1977 a 1978. Professor do Departamento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992 atual).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Data: 19/02/2019 (terça-feira)
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: Google for Startups Campus | São Paulo
Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso, São Paulo – SP
Ver mapa
Vagas Limitadas – Inscrições até 18/02/2019

 Inscreva-se  Noite Em Dia

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter