Evento

ECONOMIA CIRCULAR – Caminhos para a sustentabilidade econômica, social e cultural

ECONOMIA CIRCULAR - Caminhos para a sustentabilidade econômica, social e cultural

A Fundação Vanzolini, instituição ligada à renomada Engenharia de Produção da Poli USP, traz, em eventos dos mais diversos formatos e com convidados parceiros, discussões sobre inovação, gestão e empreendedorismo.

A lógica linear da economia global não funciona mais! Desperdício, excesso de resíduos, poluição, são alguns dos desafios que o mundo e as organizações têm enfrentado, e por isso a transição para a circularidade (Economia circular) é essencial para a sobrevivência da economia moderna, por meio da extensão do valor de tudo aquilo que é manufaturado e produzido. Nesse talk discutiremos sobre o que Economia Circular, porque ela é um caminho seguro na busca de soluções dos grandes problemas da economia linear atual e como desenvolver o mindset e as competências para construir o futuro das empresas. Descubra uma nova oportunidade de carreira que irá reinventar as áreas de engenharia, design, arquitetura, administração, gestão, etc.

PROGRAMAÇÃO

  1. APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS
    O esgotamento da economia linear – Porque os modelos econômicos atuais estão tendo dificuldade;
    O que é Economia circular e seus principais conceitos;
    Quais são os componentes do MINDSET da Economia Circular;
    Como desenvolver as competências organizacionais e profissionais para trabalhar na Economia Circular.
  2. HANDS ON
    Avaliação de valor – Aplique e experimente características da lógica da Economia Circular.
  3. DEBATE COM ESPECIALISTAS
    Nelson Marinelli e João Amato Neto

SOBRE OS PALESTRANTES

Nelson Marinelli Filho – Professor e coordenador da Fundação Vanzolini no Programa de Desenvolvimento de Competências em Economia Circular. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de fabricação mecânica, acoustic emission, dressing of grinding wheels, grinding e instrumentação.

João Amato Neto – Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Data: 25/02/2019 (segunda-feira)
Horário: das 19h às 21h00
Inscrições: até 24/02/2019
Local: inovabra habitat – Auditório – 10º andar
Av. Angélica, 2529 – Bela Vista – São Paulo / SP
Ver mapa

 Inscreva-se  Noite Em Dia

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter