Conheça nossos professores titulares do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) com notório saber em suas áreas de atuação:

Docente: Alberto Wunderler Ramos
Área de Atuação: Seis Sigma, Produtividade e Qualidade, Lean
Minicurrículo: Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade e Produtividade, atuando principalmente nos seguintes temas: controle estatistico de processo, lean seis sigma, delineamento de experimentos, estudos de capacidade e estratégia para melhoria de operações. Desenvolve diversos trabalhos como consultor em empresas de manufatura e de serviços. É Diretor da OPTIMA Engenharia e Consultoria S/C Ltda.

Vídeo | CEAI, Green Belt Lean Seis Sigma

Docente: André Leme Fleury
Área de Atuação: Desenvolvimento de produtos, serviços e empreendimentos e gestão de tecnologias nos temas de technology roadmapping, design thinking, lean startup e serviços tecnológicos.
Minicurrículo: Professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção (Poli) e Design (FAU). Possui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005).

Vídeo | Estimular novas experiências encantadoras

Docente: Davi Noboru Nakano
Área de Atuação: Operações, Administração da Produção, Competitividade Industrial
Minicurrículo: Mestre e doutor em Engenharia de Produção; professor de cursos de extensão desde 2003, tendo ministrado disciplinas em diversos cursos e instituições; foi coordenador de extensão do PRO de 2008 a 2010 e membro da comissão de extensão da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), quando teve contato com a coordenação dos cursos.

Docente: Eduardo de Senzi Zancul
Área de Atuação: Indústria 4.0, Inovação, Internet das Coisas, Convergência Digital
Minicurrículo: Apoia atividades de empreendedorismo na POLI/USP, participando de projetos PIPE-FAPESP. Atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, Product Lifecycle Management (PLM), design thinking, manufatura avançada, manufatura aditiva e ensino de engenharia. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Docente: Erik Rego
Área de Atuação: Infraestrutura e Energia 
Minicurrículo: 
Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica-USP e Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP, Mestre em energia e Doutor em Ciências pelo IEE-USP, também possui especialização em derivativos pela BM&F. Erik já foi professor da ESEG e Auxiliar de Ensino junto ao departamento de economia da FEA-USP. Em paralelo, Erik é consultor econômico-regulatório em energia elétrica pela Excelência Energética Consultoria desde 2003.

Vídeo | O modelo alemão de Indústria 4.o

Docente: Fernando Tobal Berssaneti
Área de Atuação: Qualidade, Gestão de Projetos, Produtividade, Administração da Produção
Minicurrículo: Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003), mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004.

Vídeo | A Vanzoli faz o meio de campo

Docente: Gregório Bouer
Área de Atuação: Qualidade e Produtividade, Gestão de Projetos
Minicurrículo: Mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor colaborador (assistente) da Universidade de São Paulo e Diretor geral da- TQ Engenharia Ltda. Integra a junta diretiva da RECLA (Rede de Educação Contínua para Europa e América Latina).


Vídeo | Qualidade e produtividade, agora

Docente: Guilherme Ary Plonski
Área de Atuação: Inovação, EAD, Gestão de Tecnologia
Minicurrículo:  Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION – Israel Institute of Technology.

Vídeo | O Marco zero da Vanzolini

Docente: Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
Área de Atuação: Logística
Minicurrículo: É graduado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1983), mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1990), doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1997) e livre docente em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2002). Foi senior research fellow na London School of Economics em 2008. Atualmente é professor associado nível 3 da Universidade de São Paulo e pesquisador nível 2 do CNPq.

Docente: João Amato Neto
Área de Atuação: Sustentabilidade, Gestão da Produção, Gestão da Saúde
Minicurrículo: Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Vídeo – Gestão de Sistemas de Saúde: como contribuir
Vídeo – Desafios e compromissos com o futuro

Docente: José Joaquim do Amaral Ferreira
Área de Atuação: Qualidade, Energia, Certificaçãoes, Demanda e Trabalho, Gestão Hospitalar, Sustentabilidade
Minicurrículo: Possui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Industrial Engineering – Stanford University (1976), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é professor assistente doutor ms-3 da Universidade de São Paulo, vice-presidente da diretoria executiva e diretor de Certificação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, advisor to the board – IQNet – International Certification Network, membro da comissão do conselho técnico editor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, conselho superior da indústria da construção do Instituto Roberto Simonsen, vice-presidente do IQNet – The International Certification Network e conselheiro da Editora Banas Ltda.

Vídeo | Gestão Hospitalar, acreditação e sustentabilidade

Docente: Marcelo Schneck de Paula Pessôa
Área de Atuação: Análise de Negócios, Tecnologia da Informação
Minicurrículo: Engenheiro Eletrônico, Mestre, Doutor e Livre Docente, pela Escola Politécnica da USP – EPUSP. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP desde 1987. Tem atuado na área de sistemas de operação, computação, eletrônica, telecomunicações e automação há 40 anos. Trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás, Centro de Pesquisas da Telebrás e atualmente é sócio-gerente da Antares Eletrônica onde desenvolveu um projeto PIPE de inovação na pequena empresa (2012), financiado pela FAPESP. Membro da Comissão de Estudos do Processo do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participa da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais da ISSO. Trabalha como pesquisador nos laboratórios eLabSoft, onde realiza pesquisas sobre fábrica de software e processo de software cujas atividades culminaram na sua tese de Livre Docência.

Vídeo | Novas tecnologias e empreendedorismo

Docente: Mario Sergio Salerno
Área de Atuação: organização, gestão da inovação e políticas de desenvolvimento produtivo (indústria, serviços)
Minicurrículo: Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), especializado em Inovação Tecnológica e Desenvolvimento (IDS, University of Sussex, Inglaterra, 1986), doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1991) com período de estudos junto à Politécnica de Milão, Itália (1989), pós-doutorado no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés / Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (Latts-Enpc, França, 1996), livre-docente em Engenharia de Produção pela EPUSP (1998). Diretor de Desenvolvimento Industrial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) entre junho de 2005 e janeiro de 2007, nomeado pelo Presidente da República. Diretor de Estudos Setoriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nomeado pelo Ministro do Planejamento, entre março de 2003 e junho de 2005, quando participou da coordenação (secretariado) do Grupo Executivo encarregado da proposta de Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). Membro do Conselho Tecnico Científico do INT/MCT (Instituto Nacional de Tecnologia), nomeado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, e do Conselho de Orientação do IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo, e da Comissão Permanente de Indicadores do MCTI. Consultor de vários organismos nacionais e internacionais e de empresas, nas áreas de organização, gestão da inovação e políticas de desenvolvimento produtivo (indústria, serviços).

Vídeo | O programa de manufatura avançada nos Estados Unidos

Docente: Marly Monteiro de Carvalho
Área de Atuação: Gestão de Projetos
Minicurrículo: É professora titular da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Coordena o Laboratório de Gestão de Projetos (LGP) (www.pro.poli.usp.br/lgp). Coordena o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP), onde desenvolve projetos de pesquisa, com apoio de órgãos de fomento, tais como CAPES, CNPq, FAPESP entre outros. Coordena o curso de Especialização em Gestão de Projetos da USP e Fundação Vanzolini (CEGP/FCAV). Autora de 12 livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos e de diversos artigos em periódicos relevantes como International Journal of Project Management, International Journal of Production Research, International Journal of Operations & Production Mangement, Journal of Cleaner Production, entre outros. É membro do conselho editorial (editorial advisory board) do Journal of Manufacturing Technology Management, do Journal of Modern Project Management, e do PM World Journal e PM World Library. Participa do conselho da cátedra de gestão de projetos aeroespaciais da Universidade de Quebec em Trois Riviere, Canadá. Possui livre docência pela Escola Politécnica da USP, pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália), doutorado e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Tem coordenado projetos de pesquisa patrocinados por CNPq, CAPES, FAPESP-Newton Fund. Tem parceria com pesquisadores internacionais (projetos, co-autoria de artigos e troca de alunos) das seguintes universidades: University of Cambridge (UK), Aston University (UK), Technical University of Denmark (Dinamarca), University of Quebec (Canada). Citações: Web of Science (h-index: 15), Scopus (h-index: 17), Google Scholar (h-index: 39), ResearchGate (h-index 24; RG Score: 33.72) Foi vice-coordenadora de pesquisa da Escola Politécnica. Foi editora da Revista Produção (Production) por seis anos. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), por duas gestões consecutivas, ocupando o cargo de Diretora Técnica e de 2ª Vice-Presidência. Participou do comitê de avaliação das Engenharias III da CAPES, triênio 2001-2003 e 2004-2006. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: gestão de projeto e da inovação, gestão da qualidade e estratégia competitiva.

Vídeo | A carreira do Gestor de Projetos

Docente: Mauro de Mesquita Spinola
Área de Atuação: Tecnologia da Informação
Minicurrículo: Possui graduação em Engenharia de Eletrônica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), Mestrado em Computação Aplicada pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1986), Doutorado (1999) e Livre-docência (2008) em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP. Realiza pesquisas nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão da Tecnologia da Informação e Produção de Software. Ministra aulas de graduação e pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Extensão) nas mesmas áreas.

Vídeo | Manufatura 4.0 e Tecnologia da Informação

Docente: Mauro Zilbovicius
Área de Atuação: financeirização e seus impactos sobre as organizações produtivas, indústria automobilistica e organização do trabalho.
Minicurrículo: Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1997).

Vídeo | O financiamento da universidade pública

Docente: Miguel Cezar Santoro
Área de Atuação: planejamento e programação da produção e estoques, logística e sistemas de informações industriais.
Minicurrículo:  Graduado em Engenharia de Produção (1968), mestrado em Engenharia de Produção (1975) e doutorado em Engenharia (1983) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência acadêmica e prática na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente em planejamento e programação da produção e estoques, logística e sistemas de informações industriais.

Vídeo | “Empacotar” a metodologia?

Docente: Paulino Graciano Francischini
Área de Atuação: Lean, produtividade, Administração da produção
Minicurrículo: Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980), mestre em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é auditor senior da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, professor da Universidade de São Paulo e Consultor da H. N. Consultoria Empresarial S. C. Ltda. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção.

Vídeo | A concorrência aumenta a produtividade

Docente: Reinaldo Pacheco da Costa
Área de Atuação: planejamento da produção, sistemas de custos, análise de investimentos, formação de preços e sistemas de apoio à decisão
Minicurrículo: Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1998).

Docente: Renato de Oliveira Moraes
Área de Atuação: Gestão da TI, Gestão da Inovação, Gestão de Projetos e Análise Multivariada de Dados
Minicurrículo: Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Possui 16 anos de experiência no ensino superior, é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo onde participa do grupo de Gestão da Tecnologia da Informação.

Docente: Roberto Marx
Área de Atuação: Indústria 4.0, Indústria Automotiva, mobilidade urbana, smart cities
Minicurrículo: Concluiu a livre docência em 2008 e o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo em 1996. Consultor Ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo, do CNPq e da CAPES, Professor Doutor e Livre Docente da Universidade de São Paulo e Consultor Ad-hoc da CAPES, CNPq, FAPESP, entre outras. Editor associado para as áreas de Estratégia, Organização e Trabalho da revista Gestão Produção. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Mobilidade em Grandes Aglomerados Urbanos, Projeto Organizacional e Organização para a Inovação.

Vídeo | Soluções concretas para o setor público

Docente: Rodrigo Franco Gonçalves
Área de Atuação: Gestão da produção, engenharia econômica e financeira, sistemas de informação, gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo
Minicurrículo: Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2004) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, projeto e desenvolvimento de sistemas e inovação tecnológica.

Docente: Uiara Bandineli Montedo
Área de Atuação: Ergonomia
Minicurrículo: Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Fez Doutorado Sanduíche na França, com bolsa concedida pela CAPES, tendo sido recebida na Université Bordeaux 2, na Ecole Pratique des Hautes Etudes (EPHE) e na Agence Nationale pour l’Amélioration des Conditions de Travail (ANACT). Tem experiência na área de Engenharia Agronômica e Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia. Integrante do Grupo de Pesquisas do TTO (Trabalho, Tecnologia e Organização do Trabalho) e do Grupo de Pesquisa em Design, ambos do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do Grupo de Estudos sobre o Trabalho Agrícola (GETA) da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).