Hoje em dia, tanto o Food and Drug Administration (FDA) americano como a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) brasileira demandam a utilização da metodologia Quality by Design (Qualidade pelo Desenho) pelas indústrias farmacêuticas. Entretanto, tal metodologia pode também ser adotada, e com grandes benefícios, tanto pelas indústrias de alimentos, como químicas e farmo-químicas. 

A curto prazo, esta metodologia permite que o pessoal técnico destas empresas obtenha processos de fabricação mais robustos e, consequentemente, melhores produtos com maior segurança e eficácia. O planejamento experimental (DOE) é a grande ferramenta que possibilita isto. 


DATA*

Turma 01 – 12, 19 e 26 de setembro de 2020
Sábados – 9h às 18h

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


INVESTIMENTO

Investimento total: R$ 2.850,00 

Boleto bancário: à vista

Cartão  de crédito: à vista ou parcelado até 3 vezes.


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

Gerentes e profissionais das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, Processos, Controle da Qualidade, Produção e Engenharia de Indústrias Farmacêuticas, de Alimentos, Químicas e Farmo-Químicas.

 


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Este curso visa qualificar as pessoas no uso de técnicas estatísticas multivariadas (Planejamento Experimental) envolvidas na metodologia de Quality by Design.


PROGRAMA

    1. Conceitos Básicos em QbD: etapas, CQA’s, CMA’s, CPP, etc.; 

    2. Testes de Hipótese: validando resultados 

    3. Comparações Múltiplas: base para planejamento experimental 

    4. Experimentos Fatoriais: completos e fracionários 

    5. Experimentos de Triagem: Placket-Burman e outros 

    6. Regressão: simples e múltipla 

    7. Metodologia de Superfície de Resposta: CDD e Box-Behnken 

    8. Estudos de Caso 8. Teste Final 


PROFESSOR

Alberto Wunderler Ramos

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1980), possui os títulos de Mestre em Engenharia e de Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo e professor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade e Produtividade, atuando principalmente nos seguintes temas: controle estatistico de processo, lean seis sigma, delineamento de experimentos, estudos de capacidade e estratégia para melhoria de operações. Desenvolve diversos trabalhos como consultor em empresas de manufatura e de serviços. É Diretor da PRODUCTIVA Engenharia.


Local: