Os programas de mestrado formam professores universitários, mas são poucos os que têm disciplinas ligadas a metodologia e didática de ensino. Em geral, as pessoas iniciam a carreira de professor universitário sem uma formação formal e desenvolvem as competências necessárias na prática, de forma solitária, sem orientação ou supervisão.

Este curso procura cobrir esta deficiência estrutural e também ser uma forma de reciclagem dos professores em atuação.

PREENCHA OS DADOS ABAIXO E RECEBA O PROGRAMA COMPLETO DO CURSO


DATA*

Inscrições encerradas

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.


INVESTIMENTO

Investimento total: R$ 1.200,00 

Matrícula: R$ 600,00 + Mensalidade: 1x de R$ 600,00 (boleto bancário)
ou
2x no cartão de crédito


PARA QUEM O CURSO É INDICADO

Professores universitários, alunos de pós-graduação, e candidatos a professor universitário.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  • Métodos e técnicas para desenvolver competências que o habilitem a planejar e ministrar uma disciplina em cursos de nível superior.

  • As principais habilidades para o exercício da função do magistério superior.


 CERTIFICAÇÃO
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

selo_usp

 

 

 

 

 


PROGRAMA

1. O Ensino superior no Brasil e a carreira docente – visão geral;

2. Planejamento do Ensino: Projetos Institucional/PPC; Projeto Político Pedagógico do Curso; Plano da disciplina; Plano de aula.

3. Ensino Presencial e Aula Expositiva: O contexto do trabalho docente superior; As dimensões existentes no trabalho em sala de aula; Andragogia X Pedagogia; Didática; A aula expositiva – Vantagens e limitações; Habilidade instrucionais; Técnicas de elaboração e apresentação.

4. Atividades extraclasse: Novos aspectos sobre o contexto do trabalho docente superior; Ensino-Pesquisa-Extensão-Gestão e Currículo Vitae; Organização do AE nos Projetos Pedagógicos; Práticas Pedagógicas nas AE; AE – Vantagens e limitações;

5. Metodologias ativas: O que são, seus objetos, tipos e aplicações; Sala de aula invertida; Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Gamificação; Estudo de caso; Jogos nas empresas; Instrução ao pares (Peer instruction).

6. Ensino à Distância: Curadoria de Conteúdo; Produção de Conteúdo – texto, áudio e vídeo;

7. Sistemas de Avaliação: Por quê avaliar?; Tipos de avaliação: Diagnóstica, Formativa, Somativa; Instrumentos de avaliação; Ética: do professor e do aluno.


CORPO DOCENTE

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.


Coordenador: Renato de Oliveira Moraes
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Possui 27 anos de experiência no ensino superior, é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo onde participa do grupo de Gestão da Tecnologia da Informação. Seus interesses de pesquisa incluem Gestão de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Metodologia de Pesquisa e Didática do Ensino Superior.

 


Docente: Gerson Kiste
Graduado em Administração. Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Administração. Profissional da área de recursos humanos por mais de 30 anos, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais. Consultor empresarial nas áreas de Administração Geral e RH. Professor das disciplinas de Gestão de Pessoas e de Coaching no Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) do Depto de Engenharia de Produção da POLI USP. Possui grande experiência como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação, tanto em instituições privadas quanto públicas. Gestor educacional há mais de trinta anos em instituições de ensino superior.

 


Docente: Pelópidas Cypriano de Oliveira
Bacharelado em Comunicação Social – CINEMA (ECAUSP1985). Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem ampla experiência na interface Comunicação-Arte-Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: artemídia, computação gráfica, mídia, ensino de artes visuais, ensino à distância, empreendedorismo em artes, gestão da arte e videoclipe. É avaliador institucional e de cursos do SINAES e CEE, com atuação em EaD. Líder do Grupo de Pesquisa ARTEMÍDIA E VIDEOCLIP. Coordenador do [ALICE] Atelier-Laboratório de Imagem Cinética Eletrônica, do [ALFA] Ateliê-Laboratório de Fotografia em Artes e do [ALEA] Ateliê-Laboratório de Empreendedorismo em Artes. Utiliza a interface Cibernética Pedagógica – Pedagogia Freinetiana.


Local: Online