Local: Semipresencial

O curso de atualização para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) foi especialmente desenvolvido para apoiar os gestores municipais na análise do PPA anterior e na elaboração de novo PPA de acordo com a realidade do município e alinhado com o plano de governo.
As turmas serão fechadas por município inscrito, para que o trabalho seja desenvolvido a partir da realidade municipal, considerando o mínimo de 20 participantes por município.

Este curso tem como objetivo apresentar os elementos estruturantes do PPA, o principal instrumento do planejamento público governamental. O curso também objetiva capacitar gestores e servidores municipais para a elaboração de um PPA adequado à realidade de seu município.

Módulo 1: O Plano Plurianual como instrumento de planejamento e gestão por resultado
O que é o PPA e suas partes constitutivas
O PPA como instrumento de planejamento e gestão por resultados

Módulo 2: Definição de prioridades para o Plano Plurianual
Definição de prioridades e continuidade dos programas e das ações municipais

Módulo 3: Programas e ações
O que são programas e ações
Como prever atividades vinculadas a programas

Módulo 4: O respeito à disponibilidade de recursos
Como prever e adequar recursos orçamentários às ações do PPA
Relações e implicações do PPA com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

Módulo 5: Mecanismos para o acompanhamento das ações previstas no PPA
Como definir indicadores
Como estabelecer metas
Agências de controle externo
Dinâmica do curso:
Uma aula presencial, primeiro encontro do curso, com seis horas de duração.
Desenvolvimento de atividades virtuais no AVA, ao longo de todo o curso, com carga horária total de dez horas.
Atividades presenciais a ser realizadas no município ao longo do curso, com carga horária total de 16 horas.
Quatro encontros virtuais por webconferência, com duração de duas horas cada uma.

O curso é dirigido a servidores e gestores municipais ligados à administração municipal direta ou indireta que se envolvem com a definição de programas de governo e a elaboração do PPA.

Coordenador:
GUILHERME ARY PLONSKI Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Vice Diretor do IEA – Instituto de Estudos Avançadados da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION – Israel Institute of Technology.
Áquilas Nogueira Mendes: Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (2005), livre-docência pela USP (2012) e pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela Lancaster University da Inglaterra (1984). Atualmente é professor livre-docente de economia da saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e de seu programa de pós-graduação em Saúde Pública, professor doutor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) (2007-2010) e vice-presidente (2003-2007).

O curso é dirigido a servidores e gestores municipais ligados à administração municipal direta ou indireta que se envolvem com a definição de programas de governo e a elaboração do PPA.

Curso certificado pela Fundação Vanzolini.

O curso se configura em formato híbrido com atividades presenciais e atividades a distância. A primeira ação do curso é presencial.

Após o encontro, os participantes terão acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) onde ficarão disponíveis o material para leitura, as orientações para a realização das atividades presenciais e os instrumentos de avaliação da aprendizagem.

O desenvolvimento dos módulos ocorrerá no AVA, a partir da realização de atividades presenciais e em encontros virtuais por webconferência, com datas e horários predefinidos com a turma inscrita.

As webconferências são encontros virtuais por meio de ferramenta disponibilizada pela Fundação Vanzolini, com recursos de imagem e vídeo pelo computador, via internet e com possibilidade de interação ao vivo.

A Fundação Vanzolini disponibilizará estagiários-tutores para realizarem o monitoramento e o acompanhamento de atividades locais durante o curso.

Para o desenvolvimento das atividades no encontro presencial é fundamental que cada participante tenha o Plano de Governo e o PPA vigente do município inscrito.

Para obter o certificado do curso, o candidato deverá ter:
Frequência mínima de 75% nos encontros presenciais e por webconferência.
Aproveitamento (nota) em avaliação final superior a 7,0 (sete) a partir da realização das atividades programadas.

R$ 900,00 em boleto bancário