Local: Semipresencial

O curso de atualização para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) foi especialmente desenvolvido para apoiar os gestores municipais na análise do PPA anterior e na elaboração de novo PPA de acordo com a realidade do município e alinhado com o plano de governo.

As turmas serão fechadas por Município inscrito, para que o trabalho seja desenvolvido a partir da realidade municipal, considerando mínimo de 20 participantes por município.

Este curso tem como objetivo apresentar os elementos estruturantes do PPA, o principal instrumento do planejamento público governamental. O curso também objetiva capacitar gestores e servidores municipais para a elaboração de um PPA adequado à realidade de seu município.

O curso é dirigido a servidores e gestores municipais ligados à administração municipal direta ou indireta que se envolvem com a definição de programas de governo e a elaboração do PPA.

Coordenador

Guilherme Ary Plonsky: Mestre e Doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar), Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. Vice Diretor do IEA – Instituto de Estudos Avançadados da USP. Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP). Foi Diretor Superintendente (2001-2006) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION – Israel Institute of Technology.

Docentes

Clair Oliveira: Advogada especialista em Direito Administrativo. Ocupou cargos executivos em Secretarias do Estado de São Paulo e na área municipal, onde atuou por longos anos. Na esfera federal, foi consultora do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), do Ministério da Educação e da Unesco (United Nations Educational Scientific and Cultural Organization). Colaborou na idealização e montagem dos seguintes cursos a distância da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo): Planejamento e Orçamento no Município; Contabilidade Pública e o Sistema Audesp; e Ciclo de Compras, destinados aos gestores do governo do Estado de São Paulo. É autora do livro O Marco do Terceiro Setor: Doutrina e Prática, publicado pela Paco Editorial.

Áquilas Nogueira Mendes: Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (2005), livre-docência pela USP (2012) e pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela Lancaster University da Inglaterra (1984). Atualmente é professor livre-docente de economia da saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP e de seu programa de pós-graduação em Saúde Pública, professor doutor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) (2007-2010) e vice-presidente (2003-2007).

Módulo 1: O Plano Plurianual como instrumento de planejamento e gestão por resultado
O que é o PPA e suas partes constitutivas
O PPA como instrumento de planejamento e gestão por resultados

Módulo 2: Definição de prioridades para o Plano Plurianual
Definição de prioridades e continuidade dos programas e das ações municipais

Módulo 3: Programas e ações
O que são programas e ações
Como prever atividades vinculadas a programas

Módulo 4: O respeito à disponibilidade de recursos
Como prever e adequar recursos orçamentários às ações do PPA
Relações e implicações do PPA com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

Módulo 5: Mecanismos para o acompanhamento das ações previstas no PPA
Como definir indicadores
Como estabelecer metas
Agências de controle externo
Dinâmica do curso:
Uma aula presencial, primeiro encontro do curso, com seis horas de duração.
Desenvolvimento de atividades virtuais no AVA, ao longo de todo o curso, com carga horária total de dez horas.
Atividades presenciais a ser realizadas no município ao longo do curso, com carga horária total de 16 horas.
Quatro encontros virtuais por webconferência, com duração de duas horas cada uma.

Curso certificado pela Fundação Vanzolini.

O curso se configura em formato híbrido com atividades presenciais e atividades a distância. A primeira ação do curso é presencial.

Após o encontro, os participantes terão acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) onde ficarão disponíveis o material para leitura, as orientações para a realização das atividades presenciais e os instrumentos de avaliação da aprendizagem.

O desenvolvimento dos módulos ocorrerá no AVA, a partir da realização de atividades presenciais e em encontros virtuais por webconferência, com datas e horários predefinidos com a turma inscrita.

As webconferências são encontros virtuais por meio de ferramenta disponibilizada pela Fundação Vanzolini, com recursos de imagem e vídeo pelo computador, via internet e com possibilidade de interação ao vivo.

A Fundação Vanzolini disponibilizará estagiários-tutores para realizarem o monitoramento e o acompanhamento de atividades locais durante o curso.

Para o desenvolvimento das atividades no encontro presencial é fundamental que cada participante tenha o Plano de Governo e o PPA vigente do município inscrito.

Para obter o certificado do curso, o candidato deverá ter:
Frequência mínima de 75% nos encontros presenciais e por webconferência.
Aproveitamento (nota) em avaliação final superior a 7,0 (sete) a partir da realização das atividades programadas.

R$ 900,00 em boleto bancário